NOTÍCIAS



5/5/2020

O papel da liderança é fundamental no cenário político



Lideranças estratégicas que sabem ouvir, tomar decisão rapidamente, se comunicam bem, fazem com que o País ou a empresa se recuperem dos efeitos da crise mais rapidamente.

 

O ambiente político, no momento, é complexo e de indecisão. Por isso, o papel do líder é fundamental. “Países com lideranças estratégicas não só no governo, mas nas empresas devem se recuperar dos efeitos da crise mais rapidamente”, explicou o Prof. Dr. Kleber Carrilho, que também é palestrante, consultor e analista político, no dia 28 de abril, no “Programa Filtra Ação”, canal de conteúdo online da Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais e das revistas Meio Filtrante e TAE, quando abordou o tema “Análise do Cenário Político”. Para ele, o líder deve prever cenários, usar referências do passado e se preparar para o imponderável. Especialmente, numa crise, o líder deve ter capacidade de ouvir especialistas e tomar uma decisão rapidamente, além de ter habilidade para mudar o percurso tomado, caso não esteja surtindo resultados esperados.


A comunicação também tem uma função importante, pois a liderança deve desenvolver uma lógica para convencer as pessoas, bem como ter responsabilidade sobre o teor do seu discurso. “Há pouco tempo, Donald Trump, presidente dos EUA, sugeriu que injetar desinfetante com álcool poderia ajudar contra a COVID-19, o que fez aumentar o número de intoxicação por desinfetante”, explicou Carrilho.

 

Também enfatizou que, no momento, os líderes não devem pensar no curto prazo, como aqueles que estão pensando numa reeleição. “Tanto no governo quanto numa empresa, o líder deve sair só do gerenciamento de processo e pensar em construir o futuro para evitar a instabilidade”, ressaltou.

 

Solução para sair da crise – Na opinião de Carrilho, numa crise como estamos só é possível sair com endividamento público, como se faz no pós-guerra. “Qualquer outro tipo de recurso seria finito”, afirmou o analista político, acrescentando que grande parte das empresas já está sofrendo muito. Portanto, não é possível contar com a ajuda delas. “A perda já existe, mas o Estado precisa fazer as empresas sobreviverem”, ressaltou.

 

Apesar dos cenários político e econômico turbulentos, três aprendizados devem ficar para o País, de acordo com Carrilho. “O Estado precisa dar conta das questões sociais, sendo necessário investir no sistema público de saúde, pois o privado, não é inclusivo”, comentou o analista político.

 

A indústria nacional também precisa ser fortalecida, pois não se pode depender dos chineses para tudo, especialmente, no setor de saúde e áreas estratégicas. E, por fim, o País necessita de projetos políticos que incluam e não que excluam. “Os três Poderes precisam se conversar para formar governos estáveis”, completou.

 

João Moura, presidente da Abrafiltros, concordou: “Precisamos recuperar nossa indústria”, disse Moura, lembrando que os empresários que puderem devem investir e não cortar custos. “O comportamento do consumidor mudou, está cada vez mais online, por isso há necessidade de investir em tecnologia”, concluiu.

 

Os programas, que acontecem todas as terças e quintas-feiras, às 15h, são gratuitos e abertos ao público, trazendo sempre temas relevantes, como economia, investimentos, gestão, setor de filtração, vendas, entre outros.

 

Os interessados em participar do programa ao vivo, devem baixar de forma gratuita o aplicativo ZOOM (plataforma online para vídeo-chamadas), e, depois de instalado, clicar no link que será disponibilizado para cada programa ou utilizar o QR CODE presente nos materiais de divulgação. O conteúdo na íntegra será disponibilizado no canal TV Filtros no YouTube.

 

Serviço:

Download aplicativo ZOOM para Desktop: https://zoom.us/download

Para iOS, acesse App Store: https://lnkd.in/dTQ7ynR
Para Android, acesse Google Play: https://lnkd.in/gg45-SG
 

Redes Sociais:
Abrafiltros no Facebook: www.facebook.com.br/abrafiltros

Abrafiltros no LinkedIn: www.linkedin.com/company/abrafiltrosoficial

Revista Meio Filtrante no Facebook: www.facebook.com.br/meiofiltrante

Revista Meio Filtrante no LinkedIn: www.linkedin.com/company/revista-meio-filtrante
Revista TAE no Facebook: www.facebook.com.br/revistatae

Revista TAE no LinkedIn: www.linkedin.com/company/revista-tae

Fale conosco: eventos@abrafiltros.org.br

 

Sobre a Abrafiltros:

Criada em 2006, a Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais – tem a missão de promover a integração entre as empresas de filtros e sistemas de filtração para os segmentos automotivo, industrial e tratamento de água e efluentes – ETA e ETE, representando e defendendo de forma ética os interesses comuns e consensuais dos associados.

 

Mais informações:
Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
www.versoassessoriadeimprensa.com.br


associados