NOTÍCIAS



7/16/2020

Pandemia deve movimentar mercado de filtros para ar-condicionado



Segundo a Camfil Latinoamerica, estabelecimentos como shoppings, prédios de escritório, hotéis, entre outros, devem dedicar mais atenção ao ar-condicionado. Desafio é levar a conscientização para toda a sociedade.

Em tempo de pandemia, é difícil prever o que vai acontecer nos próximos 30 dias e qualquer previsão para o mercado de filtração em 2020 e 2021 seria mera especulação. “Acredito que quando começarmos a ver a queda de casos da COVID-19 e retomada da economia, poderemos analisar melhor o cenário em médio e longo prazo”, afirma Leandro Aires, gerente de vendas e marketing da Camfil Latinoamerica, fabricante que conta com soluções em ar limpo nos mercados de conforto (ar-condicionado), indústria farmacêutica, hospitalar, alimentos e bebidas, geração de energia e automotivo, e tem como atividade principal a venda de filtros para sistema de HVAC (Aquecimento, Ventilação e Ar-Condicionado). 

No entanto, segundo Aires, o segmento de ar de conforto deve apresentar crescimento estimulado pelo coronavírus, já que estabelecimentos como shoppings, prédios de escritório, hotéis, entre outros, darão mais atenção ao ar-condicionado. Mas ressalta um dos desafios do mercado de filtração: “Fazer com que toda a sociedade dê a devida importância ao ar limpo na vida do ser humano”.

Fundada em 2006, a Camfil Latinoamerica tinha como principal atividade a distribuição. Em dezembro de 2014, foi inaugurado o complexo fabril, 26ª fábrica do grupo, uma das mais modernas no mundo. A empresa possui seis centros de pesquisas e desenvolvimento no mundo e, com isso, é líder e pioneira em desenvolvimento e melhoria de características construtivas, meio filtrante com foco em aumento de performance.

A Camfil trabalha em duas frentes para garantir a qualidade de ar, sendo uma para sistema de HVAC, com os filtros que compõem o processo; e outra com purificadores de ar, onde o “ar condicionado” é gerado por meio de equipamentos não centrais como a tecnologia Split. “Já estamos sendo consultados por empresas com foco em conforto de pessoas e espero ver resultados já em 2020 neste mercado”, ressalta Aires, enfatizando que Camfil tem como foco fornecer solução customizada às necessidades dos clientes com redução de custo operacional, principalmente, na redução de consumo energético.

Abrafiltros em destaque – Aires lembra que a Camfil sempre esteve próxima e presente nas ações da Abrafiltros, incluindo a indicação de representantes no corpo diretivo da atual gestão e de gestões anteriores. “Para nós é um orgulho e de suma importância, a empresa ser associada à Abrafiltros, pois a associação se destaca nas discussões e normatizações do mercado”, comenta o gerente de vendas e marketing da Camfil, acrescentando que a Abrafiltros garante acesso a informações de grande relevância por profissionais de alta competência, que ditam as mudanças no mercado de filtragem.

Sobre a Camfil: 
No Brasil, a fábrica da Camfil Latinoamerica foi inaugurada em 2014, mas há mais de meio século, as empresas do grupo ajudam as pessoas a respirarem ar mais limpo. Conta com soluções de ar limpo nos mercados de Conforto, Industria Farmacêutica, Hospitalar, Alimento e Bebidas, Geração de Energia, Automotivo. Tem como principal produto os filtros para sistema de HVAC - Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado e oferece também filtros de ar para proteção de pessoas, processos produtivos, equipamentos rotativos e meio ambiente, além de serviços de monitoramento e gestão de filtros e adequação das estruturas que suportam os filtros para melhoria de performance.

Sobre a Abrafiltros:
Criada em 2006, a Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais – tem a missão de promover a integração entre as empresas de filtros e sistemas de filtração para os segmentos automotivo, industrial e tratamento de água e efluentes – ETA e ETE, representando e defendendo de forma ética os interesses comuns e consensuais dos associados.

Mais informações:
Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
www.versoassessoriadeimprensa.com.br 

associados