NOTÍCIAS



28/7/2020

Vice-presidente da ZF destaca a arte de empreender na carreira e superar desafios



Características empreendedoras nunca faltaram na carreira de Tarcisio Costa. Hoje, atual vice-presidente de Materiais da ZF América do Sul, buscou desafios, enxergou novas oportunidades, planejou, inovou e tomou decisões relevantes.

Quanto mais cedo se conhece o campo de batalha, mais chance se tem de vencer a guerra. Esta foi uma das mensagens que Tarcisio Costa, vice-presidente de Materiais da ZF América do Sul, deixou, no dia 22 de julho, no Programa Filtra Ação”, canal de conteúdo online da Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais e das revistas Meio Filtrante e TAE. Nascido no interior de Minas Gerais, Costa iniciou sua carreira aos 9 anos como engraxate, foi vendedor e, aos 16 anos, cobrador de ônibus, seu primeiro emprego com carteira assinada. Aos 18 anos, seguiu para São Paulo em busca de novos desafios. “Foi a decisão mais dura e importante que já tomei”, afirmou o executivo, lembrando da época que largou o conforto da casa dos pais. Começou a trabalhar em banco como office boy.

De lá para cá, aplicou o empreendedorismo na carreira e tomou importantes decisões, sendo capaz de enxergar novas oportunidades. Formou-se e foi se capacitando de forma contínua até iniciar a carreira na maior montadora de caminhões do Brasil, onde ficou por 17 anos. Ao ser enviado a projetos nos Estados Unidos, Alemanha, China e outros países da Ásia, teve que aprender inglês e alemão, com mais de 30 anos de idade, outro desafio. “Ter aprendido outro idioma, me abre portas até hoje. A capacitação deve andar junto com a carreira. Enquanto você assiste filme, seu concorrente está se especializando”, alertou. Teve mui tas oportunidades na montadora e explorou todas elas até perceber a necessidade da busca de novos caminhos. “É preciso dar luz aos próprios anseios e objetivos. Porém, dê o passo do tamanho da perna e tome decisões sem grandes riscos”, ressaltou.

Com relação a morar em ouros países, aconselhou a deixar para trás os desejos brasileiros e abraçar a cultura local. Isto fará com que seja aceito pela nova comunidade. Com isso, ganhou amizades verdadeiras e viu sua trajetória ganhar laços internacionais, que foram importantes em seu crescimento.

Disse que nunca teve dificuldade ao retornar ao Brasil. “Fui e voltei por três vezes. Cheguei mais tolerante, mais resiliente, mais compreensivo, mais ouvinte, menos crítico e enxergando melhor a realidade brasileira. Sempre voltei melhor do que fui”, explicou Costa, enfatizando que a experiência internacional pesa muito na carreira profissional.

Ao ser questionado se ele se arrepende de algo na vida disse que sim, mas recomendou: “Caso se arrependa, chore, analise e aprenda, mas faça isto rapidamente e delete, pois o tempo é precioso”. 

Sobre o sucesso, falou que está relacionado com o grau de satisfação de cada pessoa. “Não importa o cargo ocupado, pode ser até simples, mas se cumpre a condição social e o indivíduo está feliz e realizado não se pode dizer que a pessoa não tem sucesso”, explicou.

Atualmente, atua na ZF América do Sul como vice-presidente de Materiais da ZF América do Sul, onde utiliza toda sua experiência acumulada.

Ao final da apresentação, João Moura, presidente da Abrafiltros, ressaltou a importância da mentalidade empreendedora. “Todo profissional tem uma história por trás do currículo e histórias como a contada pelo Tarcisio, nos estimulam a rever opiniões, atitudes e principalmente nosso posicionamento frente a nossa trajetória profissional”, destacou.

Para assistir ao programa completo, basta acessar o canal TV Filtros no YouTube: www.youtube.com.br/tvfiltros.

Sobre a Abrafiltros:
Criada em 2006, a Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais – temT a missão de promover a integração entre as empresas de filtros e sistemas de filtração para os segmentos automotivo, industrial e tratamento de água e efluentes – ETA e ETE, representando e defendendo de forma ética os interesses comuns e consensuais dos associados.

Mais informações:
Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
www.versoassessoriadeimprensa.com.br

associados