Em palestra na Abrafiltros, coach destaca atuação do líder no processo de mudança organizacional

27/9/2017

Comunicação transparente é um dos requisitos fundamentais na liderança, segundo a palestrante Andressa Miiashiro.

Saber ouvir, comunicar-se com o máximo de transparência e criar relações saudáveis com os colaboradores são algumas das competências que os líderes devem ter ao gerenciar mudanças nas empresas. Esta foi uma das mensagens da palestra “Gestão de Mudanças, o papel do líder na mudança organizacional”, ministrada pela coach Andressa Miiashiro, no dia 21 de setembro, realizada na sede da Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais, em Santo André/SP. “A comunicação tem de ser transparente e a escuta devem estar sempre atentos às dúvidas dos colaboradores, uma forma acolhedora que auxilia o processo de mudança”, afirma. Segundo a palestrante, cuidar das relações é para minimizar a criação de barreiras e resistências que podem impactar nos resultados.

Feedback também é palavra-chave ao realizar mudanças e caso algo não vá bem no desempenho do colaborador, ela recomenda sinalizar, apontando situações que o levem à compreensão, praticando feedback assertivo focando no resultado e no desenvolvimento do colaborador.

As esferas do pensar, sentir e querer são muito importantes no processo de mudança. “O líder precisa focar além do cognitivo”, conectando-se também aos aspectos relacionais e aos sentimentos que permeiam qualquer processo de mudança como medo e dúvidas. O gestor de mudanças precisa ter um olhar integrado, através da razão e da emoção, diz Andressa.

Resistências por parte dos colaboradores podem ocorrer, como dúvidas pela dimensão do pensar; desconfiança na esfera do sentir e medo no âmbito do querer. Ela explica que o diálogo é fundamental. Além de ouvir, comunicar-se com transparência é preciso para envolver as pessoas e gerar confiança, definir claramente os papéis de cada envolvido, bem como saber aonde se quer chegar.

Ao fim de sua apresentação, Andressa transmitiu algumas ações positivas no processo de mudança, como o estabelecimento do senso de urgência, forte coalização administrativa, visão estratégica, comunicação da visão de mudança, empoderamento da equipe, celebração de conquistas, consolidação de ganhos e novos métodos para a nova cultura.

No evento, a Abrafiltros iniciou também uma campanha de arrecadação de alimentos e os participantes levaram 1 kg de alimento não perecível, que serão doados em outubro – mês das crianças – para a entidade assistencial “Casa Santa Clara”, que atende crianças carentes em São Bernardo do Campo/SP. 

A próxima palestra será realizada, no dia 26 de outubro, e ministrada pelo Prof. Dr. Paulo Puterman – PHD em Biotecnologia pela USP, eleito pela Revista Veja um dos 50 pensadores mais inovadores do Brasil, que apresentará o tema “Processos de filtragem e carvão ativado”. Para participar, basta acessar o site da Abrafiltros (www.abrafiltros.org.br/inscricao) e realizar sua inscrição, lembrando que a entrada será com a doação de 1 kg de alimento não perecível.


Sobre a Abrafiltros:

Criada em 2006, a Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais – reúne os principais fabricantes de filtros automotivos e industriais do País. A entidade nasceu da necessidade do segmento ser representado e promove ações visando o desenvolvimento e fortalecimento do setor.

 

Mais informações:
Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa

Assessoria de imprensa



Telefone: (11) 4102-2000
Contato: Majô Gonçalves e Solange Suzigan
E-mail: versocomunicacao@uol.com.br
www.versoassessoriadeimprensa.com.br

ASSOCIADOS

Conheça nossos associados