Cummins mostra sistemas que monitoram motores e filtros

19/10/2017

Telemetria ajuda na manutenção preventiva e nos custos da operação

REDAÇÃO AB

Cummins está apresentando durante a 21ª Fenatran sistemas para monitorar motores e outro para os filtros do veículo, seja filtro de ar, de combustível ou de óleo lubrificante. Para o motor, a telemetria permite diagnósticos de falhas à distância, cujas informações são encaminhadas instantaneamente para o frotista/motorista, incluindo recomendações da fabricante sobre as operações do veículo. A partir da análise, o serviço de localização do sistema identifica e encaminha ao condutor/transportador a localização do distribuidor Cummins mais próximo ou um representante da empresa entra em contato para oferecer orientações.

“Há alguns anos, iniciamos o processo de desenvolvimento da telemetria com informações provenientes de nossos motores eletrônicos, por meio dos sensores, com foco na captação de dados a serem revertidos em alta produtividade para o transporte rodoviário e performance em outras aplicações”, afirma a diretora da unidade de negócios de motores Cummins para a América Latina, Neuraci Carvalho. “O sistema de telemetria Cummins é capaz de transmitir instantaneamente os principais dados do sistema do motor, retornando com dados de qualidade e propostas de apoio ao motorista, por meio de e-mail ou mensagens de celular. Toda esta tecnologia pode ser customizada, de acordo com a demanda do cliente”, comenta.

O sistema Cummins Telemetria já está em testes no Brasil e está sendo apresentado para as principais montadoras de caminhões presentes no País.

Por sua vez, o sistema de monitoramento de filtros FleetGuard FIT tem a mesma concepção: a divisão Cummins Filtration mostra a tecnologia Fleetguard FIT, um conjunto de módulo e sensores capaz de monitorar a situação dos filtros de ar, combustível e óleo lubrificante cujos dados são enviados para o portal ou aplicativo de smartphone. 

“Estes dados são extremamente relevantes para o dono do caminhão ou gestor de frotas que podem, com o total controle de nossos produtos, reduzir custos de manutenção, além de elevar a vida útil de todo o equipamento com maior proteção”, diz Thiago Prestes, líder de marketing e pricing da Cummins Filtration para a América Latina. A tecnologia também permite a checagem da qualidade do óleo lubrificante do motor, demonstrado por meio de um sensor denominado FPS (Fluid Property Sensor) capaz de medir quatro características do óleo (fator dielétrico, viscosidade, densidade e temperatura) indicando a necessidade ou não de troca do fluido.

“Trata-se de um avanço da manutenção recomendada preventivamente pela montadora, permitindo o acompanhamento da qualidade e característica dos filtros e lubrificante para tomadas de decisão por parte do proprietário do veículo e frotistas, evitando paradas desnecessárias para manutenção”, diz o coordenador de vendas da Cummins Filtration, Ronaldo Guimarães.

Fonte: AutomotiveBusiness

AGENDA ABRAFILTROS 2016

Programe-se para as próximas reuniões da Abrafiltros

dez

15


jan

23


fev

22


mar

22


.........................................................


ASSOCIADOS

Conheça nossos associados