O jeito Poli-Filtro de fazer gestão

8/11/2017

Na contramão da crise econômica, a Poli-Filtro vivencia um momento de grande expansão. Nos últimos dois anos, a empresa inaugurou quatro filiais, ampliou sua linha de produtos, conquistou novos mercados e ainda lançou o seu novo website.
Mas, como a Poli-Filtro conseguiu resultados tão positivos em meio a um dos maiores momentos de retração do mercado brasileiro? A resposta para essa indagação está na estratégia adotada por Claudia Montesso para administrar a maior distribuidora de filtros do Brasil.

Filha de Airton Montesso e irmã do Sr. Aldenir, Claudia tem mostrado que traz a visão empreendedora em seu DNA. No comando da Poli-Filtro, a empresária traçou um planejamento estratégico para 2016 e 2017, voltado para o aumento da presença da distribuidora no Brasil. Como parte deste plano, no período, a Poli-Filtro inaugurou filiais em Manaus, Porto Alegre, Rio Verde e Itajaí, expandindo ainda mais a sua presença no mercado brasileiro. “Queremos estar onde o cliente estiver, fornecendo as melhores soluções de serviços e produtos de nosso portfólio”, afirma Djalma Baúte, gerente geral da empresa.




Gestão humanizada
Claudia se destaca em termos de empreendedorismo, mas é na administração do capital humano da empresa que mostra o seu grande diferencial. Desde que assumiu o comando da Poli-Filtro, a empresária tem desenvolvido uma série de ações que motivam, promove integração e capacitam os funcionários da empresa. “As mudanças implantadas pela Claudia deixaram as pessoas mais motivadas e participativas. Hoje, somos uma equipe e temos liberdade para sugerir melhorias” - revela Edmilson Jacob, da área de Recursos Humanos.
Entre as ações voltadas para os colaboradores implantadas por Claudia estão: politica de remuneração compatível com o mercado, palestras, orientação vocacional e profissional, auxílio faculdade, aumento do vale refeição, ajustes de salário, campanhas beneficentes, entre outras.




Além destas medidas, Claudia também transformou a Poli-Filtro em uma grande repartição aberta, retirando todos os departamentos da empresa. Essa atitude aumentou a energia e o engajamento da equipe. “As pessoas se sentiram mais assistidas e unidas. Atualmente, todos trabalham com o mesmo foco e os funcionários estão alinhados aos objetivos da empresa” - conta Djalma.
Mais do que a capacitação e união dos funcionários, a empresária tem mantido o foco na gestão de pessoas humanizadas. Claudia tem investido em eventos comemorativos para a integração dos colaboradores e, como resultado, conquistou funcionários mais unidos, motivados e empenhados no crescimento da Poli-Filtro. “A empresa mudou bastante. Mesmo com a crise financeira, hoje, temos comemorações como Dia das Mães, Dia dos Pais, que favorecem a união da equipe” - afirma Luciano Malinverni, supervisor de vendas da Poli-Filtro.
A qualidade de vida dos colaboradores é outro ponto que a empresária tem trabalhado em sua gestão. Claudia tem melhorado as condições de trabalho, enfatizando a importância dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e promovido ações voltadas para a atividade física como aulas de artes marciais e zumba. “Atualmente, a Poli-Filtro é mais focada na gestão de pessoas e melhorou bastante nas questões que envolvem o reconhecimento do funcionário. Hoje, o funcionário trabalha feliz e sem pressão ou cobrança. Com isso temos espaço para desempenhar o nosso papel” - comenta Nailton Bomfim dos Santos, da área de logística.



Marketing
Outro aspecto que a Poli-Filtro tem desenvolvido, nos últimos dois anos, é o seu posicionamento de Marketing. A empresa passou a contar com perfis institucionais nas redes sociais e lançou o seu novo website. “Atualmente, a Poli-Filtro conta com um marketing forte e isso tem contribuído para a sua presença no mercado” - avalia Nailton.
A inovação da página da empresa na internet também faz parte do planejamento estratégico da Poli-Filtro para 2016 e 2017. O novo site foi lançado em dezembro de 2016 e teve como destaque a criação da área de cotação on-line, na qual os usuários e consumidores podem solicitar o orçamento de qualquer item do portfólio da empresa. O Sistema de orçamento permite que as solicitações sejam realizadas tanto para clientes ativos como novos clientes, bastando para isto uma breve identificação.



Novos produtos
A gestão de Claudia é marcada ainda pela diversificação dos produtos distribuídos pela Poli-Filtro. A empresa iniciou o processo de distribuição de óleos lubrificantes para atender uma necessidade dos clientes e do mercado B2B e B2C.
A nova linha de produtos comercializados pela empresa é fabricado pela YPF, considerada a terceira maior petrolífera das Américas, e líder em exploração e produção de hidrocarbonetos na Argentina. Sendo a maior empresa na Argentina, com 40% de market share em lubrificantes, soma mais de 1500 postos de combustível e um faturamento de 17 bilhões de dólares ao ano. Sua planta de lubrificantes, em La Plata, é uma das mais modernas da América Latina, com excelência em qualidade e as certificações ISO 9001, 14001 e TS 16496.
A empresa começa a disponibilizar para o mercado uma linha completa de lubrificantes para carros de passeio e veículos pesados e extrapesado. “Fomos atrás de um dos maiores fabricantes do mundo, com produtos de qualidade e preço competitivo, e esta nova linha complementa, significativamente, nosso portfólio de produtos”, comenta Djalma.



Expansão
Com a equipe motivada, a diversificação dos produtos e o fortalecimento de seu Marketing, a Poli-Filtro tem ganhado cada vez mais força no mercado. Nos planos da empresa, está a cobertura de atendimento em nível nacional. Para alcançar esse objetivo, mesmo em meio à crise econômica do Brasil, a Poli-Filtro inaugurou nos últimos dois anos filiais nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sul do país “Não para por aí! ” - afirma Claudia Montesso.
A cidade de Manaus, no Estado do Amazonas, foi o município escolhido pela Poli-Filtro para instalar uma nova unidade de distribuição para linha de filtros automotivos leves e pesados. A escolha não foi por acaso. “A Poli-Filtro vem crescendo a cada ano e Manaus cresce a cada dia, devido a isto, resolvemos investir em um mercado que não está de mãos dadas com a crise nacional. As oportunidades de negócios no campo da filtragem absoluta e o consumo por filtros de melhor qualidade não estão de freio puxado, mas sim com toda força” - comenta Ziniel Pinheiro Pmentel, gerente de vendas da filial Manaus.
A região conta com um Distrito Industrial que contribui para a logística ser um dos pontos fortes no consumo de filtros e sistemas de filtragem. Além deste segmento, Manaus possui empresas de transportes fluvial e terrestre, construção civil, embarcações, geradoras de energia, transporte coletivo, indústrias de diversos segmentos onde se destacam as fábricas: Honda, Samsung, Piooner, Dafra, Ambev, Petrobras, entre outras.
“Com essa nova unidade estaremos presente em mais uma região do país que é o Norte dando sequência à nossa estratégia de cobertura nacional. Nossa missão é ser a melhor opção em fornecimento e soluções de filtragem no Brasil” - afirma Djalma.



Já, a região Sul ganhou duas novas unidades: uma em Porto Alegre e outra em Itajaí. A filial de Porto Alegre é destinada à venda e pronta entrega de diversos produtos que já fazem parte do portfólio da matriz em São Paulo e conta com a infraestrutura necessária para atender aos mais diversos segmentos de mercado e necessidades da região.
Itajaí sempre esteve nos planos estratégicos da Poli-Filtro devido à sua localização e o seu potencial industrial. “Pretendemos crescer na linha industrial, principalmente, nas indústrias no ramo têxtil, e fortalecermos nossa atuação na linha náutica, transportes e portuária nos quais visualizamos um ótimo crescimento a médio prazo” - revela Djalma.
No Centro-Oeste do país, a cidade escolhida para sediar uma segunda unidade da Poli-Filtro foi a região de Rio Verde, em Goiás. O local foi selecionado por meio de pesquisas de mercados e solicitações de clientes da empresa. Além disso, Rio Verde é a quarta cidade do Estado em PIB, e dispõe de consumidores exigentes devido ao crescente mercado agrícola. “Queremos estar onde nossos clientes estão, desenvolvendo nossa marca e dos nossos parceiros para que esse posicionamento nos permita ocupar uma posição competitiva, significativa e única nas mentes de nossos clientes” - finaliza Djalma.



Novos horizontes
Outra estratégia desenvolvida pela gestão atual da empresa foi a diversificação de produtos e serviços. Lançada em janeiro de 2017, a Poli-Filtro inaugurou sua primeira unidade da Perfil-Filtro  dedicada, exclusivamente, a manutenção e troca de óleo de veículos automotivos de passeio e utilitários. Desenhada e planejada para funcionar como sistema de franquias, a Perfil-Filtro já está em sua sexta inauguração, com unidades espalhadas em São Paulo e interior do estado.



História
A trajetória da família Montesso no mercado de filtros é antiga. Tudo começou na década de 50 com os irmãos Ceguarino, João e Júlio na IMAM – Indústria Mecânica Montesso. Em 1954, a mecânica fabricava componentes e acessórios para a Metaquil, que produzia filtros com a licença da marca Italiana Tecnoar. Nesta época, o Sr. Airton Montesso trabalhava na IMAM e começava a aprender sobre filtros.
Em 1981, Airton Montesso deixa a IMAM – que a essa altura não atendia mais a Metaquil e produzia filtros sozinha – e passa a atuar como autônomo para um pequeno distribuidor que não conhecia nada do mercado de filtros. Depois disso, passou por empresas como Filesp, Filtros Gross, Fepa e Inpec.



Em 1989, em uma conversa com Aldenir Montesso, seu filho, Airton teve a ideia de fundar a Poli-Filtro, com o objetivo de atuar com representação de marcas. “Num domingo, eu estava conversando com o Aldenir, comentei que eu precisava montar uma representação porque eu já tinha algumas representadas e comissões para receber e não podia mais continuar como autônomo, precisava constituir uma empresa, foi quando nós montamos a Poli-Filtro. O nome Poli é porque nós trabalhávamos com polímeros e optamos em usar o “Poli” mais o “Filtro”, e ficou Poli-Filtro” - lembrou o Sr. Airton, em uma entrevista concedida à Meio Filtrante em 2009.
No início, a Poli-Filtro contava com poucos colaboradores que compravam e vendiam para uma porção de empresas espalhadas pelo Brasil. Mas, logo a empresa começou a se expandir.
Hoje, com mais de três décadas no mercado, a Poli-Filtro é a maior distribuidora de filtros automotivos para equipamentos pesados do Brasil. Com aproximadamente 120 funcionários, a empresa tem se fortalecido e expandido cada vez mais a sua atuação no mercado.
Claudia Montesso traz em seu DNA o espírito inovador e empreendedor herdado de seu pai e de seu irmão. 


Poli-Filtro
Tel.: (11) 2188-5499

Fonte: Revista e Portal Meio Filtrante

AGENDA ABRAFILTROS 2016

Programe-se para as próximas reuniões da Abrafiltros

dez

15


jan

23


fev

22


mar

22


.........................................................


ASSOCIADOS

Conheça nossos associados