Produção de carvão ativado a partir da biomassa traz benefício ao meio ambiente

8/11/2017

Em palestra na Abrafiltros, Professor Dr. Paulo Puterman abordou o processo de elaboração e como obter melhor relação custo-benefício na utilização do carvão ativado

Dr. Paulo Puterman_

 

Muito usado nos filtros e purificadores de água de uso doméstico para remoção de impurezas, odores, sabores e substâncias químicas no momento do consumo, como também no tratamento de água e efluentes e na adsorção de gases nos processos industriais, entre outras aplicações, o carvão ativado é uma forma de carbono puro com elevada porosidade, obtido a partir da queima controlada de materiais em reatores específicos, com temperatura que pode chegar a 1000º C.

PHD em Biotecnologia da USP, consultor em bioeletricidade, conversão de biomassa e eleito em 2015 pela Revista Veja um dos 50 pensadores mais inovadores do Brasil, Prof. Dr. Paulo Puterman abordou a produção, propriedades e método de avaliação do carvão ativado obtido a partir da biomassa, na palestra “Processos de filtragem e carvão ativado – a customização necessária para uma melhor relação custo benefício do sistema”, realizada em 26 de outubro como parte do Ciclo de Palestras 2017  da Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais, no auditório do Centro Empresarial Pereira Barreto, em Santo André/SP.

Para Puterman, a produção do carvão ativado a partir da biomassa é uma alternativa de grande apelo ecológico, uma vez que a biomassa pode ser formada por matéria orgânica como restos de plantas, madeira e resíduos agrícolas que normalmente são destinados aos aterros sanitários.

No processo de produção do carvão ativado é preciso controle de temperatura e pressão em diferentes estágios, para eliminar a água e obter a fixação do carbono. Eliminada a água, perdem-se também compostos orgânicos e voláteis. Para homogeneizar a qualidade do carvão, as partículas de carbono obtidas são pulverizadas, reaglomeradas e seguem para o reator para a ativação, dando mais controle ao produto final. Também é preciso cuidado para evitar que ocorra a queima total ou a perda da porosidade do carvão durante o processo de ativação.

Para comprar adequadamente o carvão ativado, o mercado usa índices como a análise de iodo. No entanto, segundo o palestrante, é inapropriado. “É incorreta a ênfase no número de iodo para avaliação da capacidade de adsorção de BTEX e hidrocarbonetos por parte de carbonos ativos”, ressaltou Puterman, acrescentando que há muita dificuldade de se avaliar a adsorção de BTEX, aromáticos, hidrocarbonetos e demais moléculas orgânicas que conferem cor e odor à agua através desse exame.

“A análise de concentração residual pode ser feita por testes isotérmicos, utilizando pressão nos equipamentos de processo ou por meio de simulações, ajudando assim, a assegurar a melhor relação custo-benefício pela correta identificação das características e especificações do carvão ativado, que varia conforme o tipo de aplicação”, finalizou.

Ação de cunho social, o Ciclo de Palestras Abrafiltros 2017 arrecadou alimentos não perecíveis para doação à Casa Santa Clara, localizada em São Bernardo do Campo/SP, que cuida de crianças carentes.

Em 23 de novembro, o Ciclo de Palestras Abrafiltros 2017 abordará o mercado de energia brasileiro com a presença de Antônio Bento, CEO da IBS-Energy, empresa especializada em soluções integradas para gestão de energia. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser realizadas gratuitamente no site http://www.abrafiltros.org.br/inscricao

Sobre a Abrafiltros:

Criada em 2006, a Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais – reúne os principais fabricantes de filtros automotivos e industriais do País. A entidade nasceu da necessidade do segmento ser representado e promove ações visando o desenvolvimento e fortalecimento do setor.

Crédito da foto: Marcio Savoine

 

Mais informações: Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa

www.versoassessoriadeimprensa.com.br 

Assessoria de imprensa



Telefone: (11) 4102-2000
Contato: Majô Gonçalves e Solange Suzigan
E-mail: versocomunicacao@uol.com.br
www.versoassessoriadeimprensa.com.br

ASSOCIADOS

Conheça nossos associados