Gestão de energia elétrica reduz gastos na indústria e evita desperdícios

8/12/2017

Em palestra na Abrafiltros, Renato Fiore afirma que energia ficará mais cara e sistema pode entrar em colapso

Com o atraso na implantação de projetos de infraestrutura, usinas de energia e linhas de transmissão e a fragilidade do sistema, fatores que, além de ocasionarem elevação de preço constante, trazem a incapacidade de atender à demanda crescente da atividade industrial. Com isso, o sistema de energia elétrica pode entrar em colapso. Foi o que afirmou Renato Fiore, diretor comercial da IBS-Energy, empresa especializada em soluções integradas para gestão de energia, na palestra “Melhoria Contínua na Gestão de Energia”, ministrada em novembro durante o Ciclo de Palestras 2017 da Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais, em Santo André/SP.

RenatoFiore_

Renato Fiore, diretor comercial da IBS-Energy

Na opinião do presidente da Abrafiltros, João Moura “foi apresentada uma visão importante que trouxe conceitos amplos ligados à gestão da energia e que podem ser aplicados por qualquer tipo de empresa, seja qual for o consumo, porte ou segmento de atuação”.

Fiore alertou que a matriz de energia elétrica passará por transformações até 2026. A hidroeletricidade continuará como a principal fonte de geração de energia, embora com redução da potência instalada de 64% em 2017, para 52% em 2026. “Será necessário complementar a hídrica com outras fontes de geração como a térmica, mais cara, o que ressalta a importância da gestão energética nas empresas”.

Para reduzir os impactos nos negócios e manter a competitividade, será preciso eliminar os desperdícios envolvendo os colaboradores no processo de eficiência energética. “A empresa deve ter um conceito de eficiência energética”, ressaltou. Para isto, é fundamental compreender o quanto se consome de energia e o quanto se paga por ela. Por meio da análise inicial da conta de energia elétrica, é possível reduzir gastos com energia. Ele explica que há diversos caminhos para gestão de energia, entre eles, auditoria de contas e recuperação de tributos, elevação da classe de tensão, reclassificação tarifária, monitoramento e gerenciamento, eficiência energética, mercado livre e gestão ativa de cargas.

Como exemplo, citou consultoria realizada em Manaus que possibilitou a um cliente receber uma boa indenização, devido a erro de cálculo na forma de cobrança. O mercado livre de energia, onde o consumidor consegue traçar sua própria estratégia e negociar livremente as condições comerciais de contratação, também pode ser uma alternativa para diminuir os gastos. “Além da redução de custos, o cliente tem previsibilidade orçamentária, não fica exposto às variações e adversidades do mercado cativo, flexibilidade na contratação e soluções integradas na gestão da energia elétrica”, comentou.

Para oferecer a solução da melhor forma para gerenciar o insumo energia elétrica, cada empresa precisa ser analisada. “Além do âmbito financeiro, um plano de gestão de melhoria contínua em energia envolve o âmbito técnico, com a gestão do consumo de energia, que pode incluir, entre outros, monitoração e gerenciamento de cargas ativas, geração de energia, projetos estruturados e gestão das grandezas elétricas”.

No encerramento da programação 2017, o Ciclo de Palestras Abrafiltros apresenta em 15 de dezembro, o tema “Cenário Econômico para 2018/2019”, com o palestrante Prof. Roberto Dumas, um dos maiores especialistas do assunto no Brasil. A palestra acontecerá das 11h às 12h30, no auditório do Centro Empresarial Pereira Barreto, em Santo André (SP).

As inscrições são gratuitas e realizadas diretamente no site www.abrafiltros.org.br


Serviço:

CICLO DE PALESTRAS ABRAFILTROS 2017

Palestra: “Cenário econômico para 2018/2019”

Palestrante: Prof. Dr. Roberto Dumas Damas

Data:        15/12/2017 (sexta-feira)

Horário:  11h00 às 12h30

Local: AUDITÓRIO – CENTRO EMPRESARIAL PEREIRA BARRETO

Av. Pereira Barreto, 1395 – Bairro Paraíso – Santo André (SP)

Inscrições gratuitas: www.abrafiltros.org.br/inscricao


Sobre a Abrafiltros:

Criada em 2006, a Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais – reúne os principais fabricantes de filtros automotivos e industriais do País. A entidade nasceu da necessidade do segmento ser representado e promove ações visando o desenvolvimento e fortalecimento do setor.

Crédito da foto: Marcio Savoine

Mais informações:Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa


Assessoria de imprensa



Telefone: (11) 4102-2000
Contato: Majô Gonçalves e Solange Suzigan
E-mail: versocomunicacao@uol.com.br
www.versoassessoriadeimprensa.com.br

ASSOCIADOS

Conheça nossos associados