Visita Monitorada da Abrafiltros apresenta processos para reciclagem de filtros automotivos
A visita monitorada, que aconteceu em Tapiraí/SP, numa das unidades da Supply Service, tem o objetivo de mostrar às empresas aderentes ao Descarte Consciente Abrafiltros todas as etapas do programa de logística reversa dos filtros usados do óleo lubrificante automotivo.
A ABRAFILTROS – Associação Brasileira das Empresas de Filtros Automotivos, Industriais e para Estações de Tratamento de Água, Efluentes e Reúso promoveu, no dia 18 de julho, a segunda edição da visita monitorada ao Grupo Supply Service, em Tapiraí/SP, com representantes das empresas participantes do Descarte Consciente Abrafiltros, programa de logística reversa dos filtros usados do óleo lubrificante automotivo, que, está implantado, atualmente, nos estados de São Paulo, Paraná, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul. “Nosso objetivo é mostrar às empresas aderentes ao Descarte Consciente Abrafiltros as etapas de processamento e de tratamento em que passam os filtros usados do óleo lubrificante automotivo e levar também ainda mais conhecimento sobre o destino destes resíduos, após sua coleta e tratamento”, explicou João Moura, presidente-executivo da Abrafiltros, ressaltando que nenhum resíduo vai para aterros.
Responsável pela área de controladoria do programa, Amauri da Silva, destacou o destino dos resíduos, após o processamento realizado pela Supply Service. “Cerca de 75% dos resíduos estão relacionados aos elementos filtrantes que seguem para coprocessamento em cimenteiras, para geração energética e uso das cinzas (clínquer) na fabricação do cimento, após tratados; 23% são partes da carcaça de metal, dirigidas às siderúrgicas; e 2%, OLUC – Óleo Lubrificante Usado ou Contaminado, que vão para rerrefino na própria Supply Service”, esclarece.
Iniciando a visita, David Siqueira de Andrade, diretor-presidente do grupo Supply Service, pontuou alguns detalhes sobre os pontos de coleta e o recolhimento dos filtros usados do óleo lubrificante automotivo. “A empresa de logística reversa precisa cumprir diversos requisitos para atender o programa, estar preparada para captar pontos de coleta, ter equipamentos e caminhões adaptados para efetuar o serviço e realizar investimentos constantes para acompanhar a evolução do Descarte Consciente Abrafiltros”, disse Andrade, lembrando que o programa, criado em 2012, em São Paulo, hoje já está implantado nos estados do Paraná, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul. Para captar novos pontos de coleta, ressaltou que a empresa também promove educação ambiental. “Só no Estado de São Paulo, serão mais 500 pontos de coleta até setembro”, acrescentou.
Após captados, são entregues kits para a coleta – tambores com sacos específicos ou contenedores, conforme o volume a ser recolhido. Falou também sobre todo o processo de recolhimento dos resíduos, pesagem dos materiais, sistema desenvolvido pela Supply Service, instalação de equipamentos de informática nos caminhões da frota, emissão de comprovantes de recolhimento, MTR, DMR, certificados, entre outros documentos exigidos durante todo o processo.
Explicou que o primeiro processo realizado quando os filtros usados do óleo lubrificante automotivo chegam à empresa é a triagem dos resíduos, depois carcaças e elementos filtrantes são triturados e lavados, enquanto o OLUC – Óleo Lubrificante Usado ou Contaminado é separado para depois ser tratado no rerrefino. A água da lavagem também é tratada e vai para reúso.
“O programa Descarte Consciente Abrafiltros é hoje tido como referência por órgãos ambientais e exemplo, inclusive, em alguns países, que já convidaram a associação para falar sobre a iniciativa”, comentou Andrade. Para ele, o sucesso do programa se deve à interação das empresas participantes, associação e operador logístico.
O presidente executivo da Abrafiltros ressaltou a importância da participação das empresas aderentes ao programa na visita monitorada, pois, desta forma, têm a oportunidade de conhecer todos os detalhes desde o início da operação de logística reversa, como a captação dos pontos de coleta, recolhimento dos resíduos e uso da telemetria, emissões de documentos exigidos em todo o processo, descarregamento dos resíduos na Supply Service, etapas de tratamentos até rerrefino do óleo.
Participaram da visita representantes de algumas das empresas associadas da Abrafiltros e participantes do programa Descarte Consciente Abrafiltros: Agritech-Lavrale Indústria de Maquinário Agrícola e Componentes Ltda; Cummins Filtration do Brasil/Atmus Filtration; DAF Caminhões Brasil Indústria Ltda; Donaldson do Brasil Equipamentos Industriais Ltda.; Eagle do Brasil, Hengst Indústria de Filtros Ltda.; Phinia Delphi Brasil; Wega Motors Ltda e Yamaha Motor do Brasil Ltda.
Para mais informações sobre o Programa Descarte Consciente Abrafiltros, basta acessar o site www.abrafiltros.org.br/descarteconsciente.
Sobre a Abrafiltros:
Criada em 2006, a ABRAFILTROS – Associação Brasileira das Empresas de Filtros Automotivos, Industriais e para Estações de Tratamento de Água, Efluentes e Reúso – tem a missão de promover a integração entre as empresas de filtros e sistemas de filtração para os segmentos automotivo, industrial e tratamento de água, efluentes e reúso, representando e defendendo de forma ética os interesses comuns e consensuais dos associados.
Mais informações:
Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
Jornalista responsável – Majô Gonçalves – MTB 24.475
www.versoassessoriadeimprensa.com.br
Saiba mais
Abrafiltros fecha parceria com o Ânima Educação e oferece descontos em universidades de todo Brasil
Saiba maisPrograma de reciclagem de filtros usados da Abrafiltros cresce com avanço das leis ambientais
Saiba maisParceria entre Abrafiltros e Kótto oferece oportunidades em gestão financeira para associados
Saiba mais