Descarte Consciente Abrafiltros recicla mais de 4 milhões de filtros automotivos em 2024 no estado de São Paulo

Implantado em São Paulo em 2012, programa de logística reversa de filtros usados do óleo lubrificante automotivo superou as metas de 2024 para o Estado, com volume de 1.477.299 quilos e 3.131 pontos de coleta em 220 cidades
Criado pela Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros Automotivos, Industriais e para Estações de Tratamento de Água, Efluentes e Reúso, em 2012, o programa Descarte Consciente Abrafiltros reciclou só no ano passado no Estado de São Paulo, 1.477.299 quilos de resíduos, equivalentes a 4.003.520 filtros usados do óleo lubrificante automotivo, em 3.131 pontos de coleta, distribuídos em 220 municípios.
“O programa Descarte Consciente Abrafiltros cumpriu e superou as metas estipuladas para São Paulo, de 1.426.231 kg de filtros reciclados, 2.732 pontos de coleta e 220 municípios. É considerado uma referência pelos órgãos ambientais”, afirma João Moura, presidente executivo da Abrafiltros, ressaltando que desde sua criação, as metas têm sido cumpridas nos quatro estados onde está implantado, atualmente. Desde o projeto piloto, já foram reciclados 27.946.849 filtros no estado de São Paulo.
Como funciona – Marco Antônio Simon, gestor responsável pelo programa Descarte Consciente Abrafiltros, destaca como é realizado o processo de reciclagem. As siderúrgicas recebem o metal para reprocessamento, já o óleo lubrificante usado contaminado – OLUC – vai para rerrefino e os demais componentes – elementos filtrantes, vedações etc., para coprocessamento em cimenteiras para geração energética, sendo as cinzas utilizadas na fabricação do cimento.
“Todos os materiais recolhidos são reciclados nas unidades de processamento do grupo Supply Service, pioneiro no tratamento de resíduos oleosos no País, com mais de 30 anos de atuação”, comenta Simon, ressaltando que o processo é totalmente custeado pelas empresas associadas à Abrafiltros que participam do programa.
Atualmente está implantado em quatro estados, além de São Paulo, Paraná, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul. De 2012 até janeiro de 2025, já foram reciclados 45.546.921 filtros usados do óleo lubrificante automotivo nos quatro estados. Mas, a previsão é de crescimento exponencial. “Outros estados devem publicar legislações para instituir a logística reversa para o setor, como Mato Grosso, onde os órgãos ambientais já tem uma legislação em regulamentação que inclui os filtros usados do óleo lubrificante automotivo entre os produtos alvo da logística reversa”, diz.
Termo de Compromisso com as metas vigora até 2025 em São Paulo – Segundo Simon, as metas para São Paulo estão estabelecidas em Termo de Compromisso, vigente de 2022 até 2025. Para este ano, a meta é recolher e tratar 1.424.947, 47 kg de filtros usados em 2.903 pontos de coleta e 246 municípios. “Neste ano, já superamos os pontos de coleta estipulados no Termo de Compromisso. Por necessidade de adequação logística, para garantir o cumprimento da meta estadual, já contabilizamos 3.131 pontos de coleta”, explica. Segundo Simon, a renovação do Termo de Compromisso com novas metas, que vigorará de 2026 a 2029, deve acontecer ainda neste ano.
Atualmente, 37 organizações com 62 CNPJs, participam do programa. “Para as empresas, atender à legislação ambiental por meio do programa é mais fácil e menos custoso, já que a Abrafiltros atua como entidade gestora e cuida de todo o processo administrativo e logístico, ou seja, participa da definição e negociação de metas, contatos governamentais, emissão de relatórios, contratos, Termos de Compromisso estaduais, ações de comunicação e marketing, e também conta com agência de comunicação, suporte de escritório jurídico e financeiro”, esclarece.
Para saber mais sobre o programa, basta acessar o site www.abrafiltros.org.br/descarteconsciente.
Sobre a Abrafiltros:
Criada em 2006, a ABRAFILTROS – Associação Brasileira das Empresas de Filtros Automotivos, Industriais e para Estações de Tratamento de Água, Efluentes e Reúso – tem a missão de promover a integração entre as empresas de filtros e sistemas de filtração para os segmentos automotivo, industrial e tratamento de água, efluentes e reúso, representando e defendendo de forma ética os interesses comuns e consensuais dos associados.
Mais informações:
Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
Jornalista responsável – Majô Gonçalves – MTB 24.475
Saiba mais



Fabricantes de filtros associados à Abrafiltros estarão na AUTOMEC 2025
Saiba mais