HISTÓRIA



Até 2006, os segmentos de filtros automotivos e industriais não tinham uma associação que atendesse às necessidades de interesse de grupo de maneira independente. Foi quando em 26 de junho de 2006, João Moura, reuniu empresários e profissionais desses dois setores para desenhar o esboço da Abrafiltros, tendo como modelo a Associação Brasileira das Empresas de Filtros, Purificadores, Bebedouros e Equipamentos para Tratamento de Água (Abrafipa).
Essa aproximação foi muito bem-vinda pelos diretores da Abrafipa, que deram todo o suporte para a criação da associação, cedendo o estatuto como base e a sala para a primeira reunião. Nesse início, houve também o apoio da Associação Comercial e Industrial de Santo André (Acisa), que disponibilizou as instalações para as reuniões seguintes. É válido destacar que a revista e o portal Meio Filtrante têm desempenhado um papel importante desde a concepção da Abrafiltros disponibilizando e organizando informações, com suporte operacional, logístico e de infraestrutura.






FUNDADORES

Participaram da fundação da Abrafiltros as seguintes empresas e seus representantes:
Apexfil Ind. e Com. Ltda. – Edison Ricco e Edison Ricco Júnior; Cummins Filtration do Brasil. – Marina Savelli; DBD Filtros e Serviços Ltda./ Laffi Filtration – João Moura e André Luis Moura; Hidro Filtros do Brasil. – Luis Fernando Ponciano; Hydac Tecnologia Ltda. – Helmut Zschieschang e Claudia Nitzsche; L3PPM – L Três – Publicidade, Propaganda e Marketing Ltda. Revista e portal Meio Filtrante - João Moura, Rogéria Sene Cortez Moura, Anderson Vicente da Silva e Timóteo Batista da Luz; Mahle Metal Leve S.A. – Daniele Ferrari e Alessandra Bertolotto; Mann+Hummel do Brasil Ltda. – Francisco Gomes Neto; Parker Hannifin Indústria e Comércio Ltda. – Div. de Filtros – Edevaldo Bomfim Junior; Poli Filtro Com. e Rep. de Peças Ltda. – Aldenir Ceguarino Montesso; Sogefi Filtration do Brasil Ltda./Fram - Luiz Antônio Ferreira Neto.

associados