NOTÍCIAS



10/18/2019

Abrafiltros entrega Relatórios Anuais aos governos estaduais com resultados do programa Descarte Consciente em 2018



Relatórios do programa de logística reversa de filtros usados do óleo lubrificante automotivo foram entregues às Secretarias de Meio Ambiente dos estados de SP, PR, ES.

 
A Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais, entregou às Secretarias Estaduais de Meio Ambiente de São Paulo, Paraná e Espírito Santo, os Relatórios Anuais de 2018 do Descarte Consciente Abrafiltros, programa de logística reversa de filtros usados do óleo lubrificante automotivo.

Somados todos os relatórios estaduais e clipping impresso, o trabalho totaliza 1.485 páginas e apresenta informações detalhadas do programa, seguindo as determinações legais.

“O programa Descarte Consciente Abrafiltros vem avançando e cumprindo as metas estabelecidas pela lei, em prol do meio ambiente. É uma referência em sistemas de logística reversa”, comenta João Moura, presidente da Abrafiltros.


 É importante ressaltar que a Abrafiltros já havia entregue em março, os dados do Relatório Anual de Sistema de Logística Reversa para o Estado de São Paulo, conforme prevê a Decisão de Diretoria Cetesb 07/2018/C. “Os relatórios anuais  entregues a partir do final de agosto seguem o padrão da Abrafiltros e apresentam todos os dados comprobatórios da rastreabilidade do sistema, como planilhas de coleta, notas fiscais de remessa, certificados de coprocessamento e ações de comunicação, que garantem a confiabilidade do programa para os órgãos ambientais e empresas associadas participantes”, explica Marco Antônio Simon, gestor do programa.

Criado em julho de 2012 em São Paulo, o programa, que se estendeu ao Paraná em fevereiro de 2013, e Espírito Santo em 2015, já reciclou mais de 15 milhões de filtros usados do óleo lubrificante automotivo até agosto de 2019. Em 2020, a previsão é de implementar também no Mato Grosso do Sul, a depender da aprovação governamental da proposta de implantação e tramitações legais, em atendimento à legislação.

No processo de reciclagem, o metal é encaminhado para siderúrgicas; o óleo contaminado para rerrefino; e os demais componentes para coprocessamento em cimenteiras (geração energética). O programa é totalmente custeado pelas empresas participantes do sistema e não há qualquer tipo de retorno financeiro.

Atualmente, 16 empresas fazem parte do programa: Cummins Filtration do Brasil; Donaldson do Brasil Equipamentos Industriais Ltda.; Ford Motor Company; General Motors do Brasil Ltda.; Hengst Indústria de Filtros Ltda.; Magneti Marelli Cofap Fabricadora de Peças Ltda.; Mahle Metal Leve S.A.; Mann+Hummel do Brasil Ltda./Filtros Wix; Parker Hannifin Indústria e Comércio Ltda. – Divisão Filtros; Poli Filtro Indústria e Comércio de Peças para Autos Ltda.; Rheinmetall Automotive – Motorservice Brazil; Robert Bosch Ltda.; Scania Latin América Ltda; Sofape Fabricante de Filtros Ltda./Tecfil; Sogefi Filtration do Brasil Ltda./Filtros Fram; e Wega Motors Ltda.

A Abrafiltros reforça a importância em aderir ao programa, já que o cumprimento da legislação e a implantação de sistemas de logística reversa são condicionantes para a emissão e renovação das licenças de operação no Estado de São Paulo. Além disso, há sanções e multas para quem não cumprir as leis. Informações no site: www.abrafiltros.org.br/descarteconsciente

 

Sobre a Abrafiltros:
Criada em 2006, a Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais – tem a missão de promover a integração entre as empresas de filtros e sistemas de filtração para os segmentos automotivo, industrial e tratamento de água e efluentes – ETA e ETE, representando e defendendo de forma ética os interesses comuns e consensuais dos associados.

 

Mais informações:
Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa

associados