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Cummins compra parte da Navistar em fábrica de motores com a JAC na China

18/5/2018


Unidade em Hefei nasceu para produzir modelos projetados no Brasil pela MWM 

A Cummins anunciou que esta semana chegou a um acordo para comprar a parte da Navistar na fábrica de motores diesel mantida em sociedade com a JAC em Hefei, na China. A Cummins vai adquirir 50% da JAC-Navistar Diesel Engine Company (JND) e a JAC continua com a outra metade da joint-venture. 

A parceria entre JAC e Navistar começou a ser gestada em 2011 com intermediação da subsidiária brasileira da companhia norte-americana, a MWM. Em 2014 a JND inaugurou sua fábrica em Hefei, com área de 1 milhão de metros quadrados e capacidade de 200 mil unidades/ano. Os motores diesel produzidos pela joint venture foram desenvolvidos inicialmente pela engenharia da MWM em São Paulo e adaptados para uso em caminhões JAC na China. 

Há cerca de 20 anos a Cummins também fornece motores à JAC Motors de porte leve, médio e grande para o mercado doméstico chinês e operações globais. A nova joint venture continuará suas operações na fábrica em Hefei, produzindo motores a diesel com padrões de emissões NS V, além de dedicar esforços no desenvolvimento de novos produtos para atender aos padrões NS VI. 

Segundo a Cummins, a empresa continuará sua parceria com a Navistar em outros negócios. “Estamos orgulhosos do trabalho que realizamos por meio de nossa parceria com a JAC nos últimos cinco anos e acreditamos que essa estratégia é uma vitória para todas as partes”, comentou em nota Pérsio Lisboa, executivo-chefe de operações (COO) da Navistar. 

A mudança de propriedade da joint venture na JND está sujeita à aprovação regulatória pelas autoridades chinesas e as operações devem começar após a conclusão desse processo. 

Fonte: www.automotivebusiness.com.br

Abrafiltros marca presença em feiras voltadas ao setor de filtração

18/5/2018

FCE PharmaFEIMECMecânica Manufacturing Experience e AgriShow estão entre as exposições.

 

Para trazer as últimas novidades no setor de filtros industriais e automotivos e se aproximar também de fornecedores, a Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais, apoia e participa de diversas feiras nacionais e internacionais.

 

Neste mês, a associação irá destinar apoio institucional para a FCE Pharma, Exposição Internacional de Tecnologia para a Indústria Farmacêutica, realizada de 22 a 24 de maio, no São Paulo Expo, em São Paulo/SP. “A feira apresenta lançamentos de produtos, serviços e tendências, além de ser um importante instrumento de vendas e vitrine do segmento farmacêutico, certamente uma oportunidade de estreitar relacionamentos”, afirma João Moura, presidente da Abrafiltros.

 

Em abril, a associação apoiou e visitou a FEIMEC – Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos, realizada de 24 a 28 de abril, em São Paulo/SP, que reuniu mais de 900 marcas expositoras e trouxe importantes avanços para áreas pneumáticas e robóticas das indústrias. No mesmo mês, Adriano Bonazio, gerente de comunicação e marketing da Abrafiltros, visitou também a 32ª edição da Mecânica Manufacturing Experience, promovida de 24 a 27 de abril, em São Paulo/SP, e que trouxe com destaque uma grande diversidade de peças e equipamentos para a indústria mecânica. Já no início de maio, a Abrafiltros participou e visitou seus associados na 25ª edição da Agrishow – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, em Ribeirão Preto/SP, que reuniu mais de 800 marcas expositoras e apresentou grandes novidades para o setor.

 

Neste ano, a Abrafiltros marcou presença em março na Filtech 2018 e foi uma das expositoras da maior feira de filtração e separação do mundo –  em Colônia, Alemanha. No evento, além de acompanhar de perto as novidades em sistemas de filtração para seus associados, houve também a oportunidade de estreitar relacionamentos, fazer parcerias e criar oportunidades de sinergia com outras empresas.

 

Próximos eventos:

23ª edição FCE Pharma – Exposição Internacional de Tecnologia para a Indústria Farmacêutica

Data: De 22 a 24 de maio de 2018
Horário: das 13h às 20h
Local: São Paulo Expo
Rodovia dos Imigrantes, KM 1,5 – São Paulo/SP
Site: https://www.fcepharma.com.br/pt

 

Sobre a Abrafiltros:
Criada em 2006, a Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais – tem a missão de promover a integração entre as empresas de filtros e sistemas de filtração para os segmentos automotivo, industrial e tratamento de água e efluentes  ETA e ETE, representando e defendendo de forma ética os interesses comuns e consensuais dos associados.

 

Mais informações:Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa

www.versoassessoriadeimprensa.com.br 


GM anuncia investimento de US$ 2,8 bilhões na Coreia do Sul

16/5/2018


Após rumores de que deixaria o país, montadora mantém operação e prevê voltar ao lucro até 2019 
 
Após rumores de que deixaria de produzir seus veículos na Coreia do Sul, a GM anunciou um plano de investimento recorde no valor de US$ 2,8 milhões a fim de voltar a ser rentável no país. No mês passado, a montadora havia dito que poderia retornar à lucratividade em 2019 com redução de custos anuais na ordem de US$ 400 milhões a US$ 500 milhões por meio do fechamento de fábricas e dispensa de mão-de-obra, entre outras providências.

No entanto, a GM e o governo da Coréia do Sul concordaram em um pacote de resgate no valor total de US$ 7,15 bilhões, incluindo US$ 2 bilhões para capital de giro e para a redução de uma dívida de US$ 2,8 bilhões em empréstimos existentes que a GM local deve ao país. O plano foi confirmado entre os dois maiores acionistas da filial, a própria General Motors e o KDB, Banco de Desenvolvimento da Coreia (na sigla em inglês), que visam um plano de negócios de longo prazo com o objetivo de devolver a rentabilidade à empresa até 2019.

O novo aporte sustentará a produção local e o lançamento de modelos globais, sendo um SUV de pequeno porte e um crossover, este totalmente novo, ambos para o mercado interno e também destinados à exportação. O plano prevê ainda o desenvolvimento e produção local de um novo motor três cilindros que equipará a próxima geração de veículos globais da empresa, além de retomar campanhas de imagem da Chevrolet com o intuito de recuperar a confiança do cliente na marca.

“Juntamente com o KDB, o governo coreano, o sindicato e nossos parceiros fornecedores, criamos todos os elementos básicos para a execução de um plano de viabilidade a longo prazo que será bom para o nosso pessoal, bom para a nossa empresa e bom para a Coreia”, disse em nota o vice-presidente executivo e presidente da GM International, Barry Engle.

O investimento estrangeiro da GM na Coreia – que deve ser injetado pela matriz, nos Estados Unidos – sustentará 200 mil empregos no país, diretos e indiretos, estima a GM.

“A GM Coreia agora tem os fundamentos certos para desenvolver um negócio de sucesso a longo prazo”, disse o CEO e presidente da GM Coreia, Kaher Kazem.

Com sede em Incheon, a GM Coreia produziu mais de 10 milhões de veículos desde sua criação, em 2002, com a compra da Daewoo. 

Fonte:  www.automotivebusiness.com.br

Ford amplia testes com Transit híbrida plug-in

15/5/2018


Avaliações iniciadas em Londres se estenderam para a cidade de Valência. 


A Ford está ampliando na Europa seu programa de testes de vans híbridas plug-in. No início do ano a montadora passou a avaliar em Londres (foto) 20 vans Transit desse tipo, rodando com a polícia e em entregas. Agora a empresa fará testes semelhantes em Valência, na Espanha. 

“Como não há duas cidades iguais, é vital ver a questão da mobilidade de várias perspectivas. Nossa pesquisa em Valência ajudará a entender os benefícios do uso de frotas pequenas e médias movidas a energia elétrica”, afirma o presidente e CEO da montadora para a Europa, Steven Armstrong. 

A Ford investirá US$ 11 bilhões no lançamento de 40 veículos híbridos e elétricos até 2022 e sua parceria com a comunidade e a cidade de Valência estava prevista nesse aporte. Dentro da cidade a Ford vai explorar a capacidade que a Transit híbrida plug-in tem de rodar mais de 50 quilômetros exclusivamente no modo elétrico.

Além da possibilidade de recarga em tomada, ela tem um motor 1.0 EcoBoost a gasolina para gerar energia às baterias quando necessário. Os experimentos na cidade espanhola terão como foco a aplicação da Transit Phev em frotas pequenas e médias. Para viagens mais longas o motor a gasolina recarrega as baterias e aumenta a autonomia. 

Fonte: www.automotivebusiness.com.br

Geração de ideias, pessoas, liderança e capital intelectual são diferenciais que influenciam na melhoria da competitividade e inovação das empresas

11/5/2018

Este foi o tema apresentado pelo prof. Dr. Cesar Akira Yokomizo em palestra na Abrafiltros.

 

A inovação é a maneira mais poderosa para se obter vantagem competitiva sustentável. Foi o que afirmou o Prof. Dr. Cesar Akira Yokomizo, da pós-graduação do Ibmec São Paulo, em palestra ministrada na Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais, no dia 19 de abril, na sede da associação, em Santo André/SP. “Muito se fala em inovação e o professor Akira explica de maneira clara e objetiva como é possível colocar em prática ideias para avançar e conquistar novos mercados”, comenta o presidente da Abrafiltros, João Moura. 

Em sua apresentação Akira revela que é preciso repensar o negócio e ser mais competitivo para assegurar o sucesso e, para isto, existe um ponto chave: a inovação. 

Entre as principais competências organizacionais para se inovar, Akira destacou quatro – geração de ideias, pessoas, liderança e capital intelectual. “É plenamente possível desenvolver a criatividade no campo das ideias. A criatividade não está associada somente ao dom”, disse o palestrante.

Segundo ele, há diversas maneiras para descobrir nichos de mercado, modelos de negócios e inovar em produtos, serviços e processos produtivos. “Com pequenas adaptações em produtos é possível alcançar outros públicos, como um fabricante de fraldas para bebês que pôde adaptar seu processo e hoje consegue estender a produção para fraldas geriátricas e até para cães”, exemplificou. 

No caso de pessoas, Akira ressaltou que equipes de alto desempenho melhoram a inovação na empresa. “Quando o profissional é bom, a mediocridade incomoda”, afirmou o professor, ressaltando que as equipes necessitam se comunicar, pois um time complementar e que trabalha em conjunto tem chances maiores de gerar soluções mais competitivas. 

O líder também faz muita diferença nas organizações. “O maestro é fundamental numa orquestra, mas os músicos fazem a diferença. Na empresa, o diretor deve ser um líder, mas coordenadores, supervisores e gerentes também”, comentou Akira, ressaltando que o capital intelectual, conhecimento, habilidade e atitude também fazem parte do conjunto de competências a serem inovadas. 

Ao final da apresentação, também revelou que a inovação é a única área que um robô não substitui as pessoas, pois sempre vai ter o componente humano. 

O próximo tema do Ciclo de Palestras Abrafiltros 2018 será “Algoritmos e Talentos – A Nova Sociedade do Serviço”, e contará com a presença do prof. Dr. Marcos Peters, diretor executivo da Marpe Contabilidade e Consultoria, no dia 24 de maio, das 11h às 12h30, na sede da associação no Centro Empresarial Pereira Barreto em Santo André/SP. 

As vagas são limitadas e as inscrições gratuitas. Informações no site www.abrafiltros.org.br/inscricao.

 

Sobre a Abrafiltros:

Criada em 2006, a Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais – tem a missão de promover a integração entre as empresas de filtros e sistemas de filtração para os segmentos automotivo, industrial e tratamento de água e efluentes  ETA e ETE, representando e defendendo de forma ética os interesses comuns e consensuais dos associados.

 

Mais informações:

Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
www.versoassessoriadeimprensa.com.br

Mercedes reduz consumo de ônibus em até 8%

11/5/2018


Montadora adota novo pacote de soluções em modelos rodoviários 

A Mercedes está lançando um conjunto de soluções para redução de combustível para seus ônibus. Chamado Fuel Efficiency, ele foi adotado em modelos para transporte rodoviário e resulta em economia de 2% a 8% de diesel, conforme o modelo. De acordo com a montadora, o custo dos chassis subiu em média 1,5% com as mudanças.
O Fuel Efficiency equipa os chassis O 500 RS, RSD e RSDD e traz economia a partir de melhorias técnicas. Uma delas é um novo programa para troca de marchas do câmbio automatizado GO 240 de oito marchas, que agora realiza trocas mais rápidas e tira melhor proveito do motor em baixas rotações.

Outra melhoria é chamada de Power Reduction, obtida a partir da otimização da energia do compressor de ar do motor. O conceito se baseia na redução da carga no motor quando o sistema de ar está totalmente carregado. 

A terceira mudança voltada à redução de consumo é chamada de Viscotronic, um controle inteligente de acionamento do ventilador do radiador. A quarta melhoria, High Torque, promove o aumento de força em rotações baixas para o motor OM 457 LA, de 360 cavalos, presente no chassi O 500 RS 1836 e no O 500 RSD 2436. Segundo a Mercedes-Benz, o torque subiu de 1.600 para 1.850 Nm a 1.100 rpm, resultando em velocidades de cruzeiro (80 km/h ou 90 km/h) com rotações mais baixas. 

O quinto recurso é o Engine Idle Shutdown (EIS), equivalente ao start-stop aplicado em automóveis, mas apropriado aos ônibus. Assim, em vez de interromper o funcionamento a cada parada de semáforo, o EIS entra em ação quatro minutos depois de o ônibus permanecer parado, com motor ligado, câmbio no ponto morto, freio de mão acionado e nenhum toque no acelerador ou freio de serviço. Essa situação é frequente em garagens, rodoviárias, terminais urbanos e pontos de parada. 

A Mercedes passa a equipar o chassi O 500 R (para curtas distâncias rodoviárias e fretamento) com o câmbio GO 190 de 6 marchas. O destaque dessa transmissão é a alavanca de acionamento do tipo joystick com sistema servoassistido, que oferece facilidade de acionamento e reduz o esforço para o motorista. 

Fonte: www.automotivebusiness.com.br

Filtros de cabine para ar condicionado

11/5/2018


Os filtros de cabine ou anti polén, são filtros que separam contaminantes externos do ar que entra no habitáculo (local de colocação do filtro) do veículo. Esse filtro é importante para preservar o bom funcionamento do sistema de ar condicionado bem como impedir a entrada de contaminantes, evitando que estas partículas se depositem no evaporador e com a presença de umidade gerem mofo e fungos. 
Estão localizados no sistema de ventilação dos veículos, sejam eles leves, utilitários, pesados, agrícolas, industriais ou equipamentos de construção. Apesar de terem estreado nos automóveis em 1939, esses filtros se popularizaram principalmente a partir  de 1990. Podem equipar veículos com ou sem ar-condicionado e com sistema climatizado. Sua função é reter todo tipo de detrito que entra pelo sistema de ventilação do automóvel, partículas de poeira, folhas, fungos e bactérias.
“O uso do filtro de cabine não está relacionado ao fato de o veículo ter ar condicionado, como muitos imaginam. O simples acionamento do sistema de ventilação faz com que o ar passe pelo elemento filtrante. E para aqueles que têm ar condicionado, ele melhora seu desempenho, filtrando o ar durante a passagem para dentro do veículo e evitando causar o embaçamento dos vidros internos. Por isso a recomendação da sua troca é importante durante a revisão e manutenção veicular” – explica André Gonçalves, consultor técnico da Mann-Filter.
O consultor destaca ainda que existem basicamente dois tipos de filtros de cabine disponíveis no mercado. O convencional e o de carvão ativado. Todo carro, independentemente de ter ar-condicionado ou não, pode ter este filtro instalado. Alguns aceitam os dois tipos, outros aceitam apenas um deles, mas é fato que necessitam de atenção e cuidados.



De acordo com Ronilso Toledo, supervisor de assistência técnica da Sogefi, o filtro de cabine age para reter as partículas contaminantes que entram no interior do veículo. Principalmente nas grandes cidades, esses poluentes costumam afetar a saúde de motoristas e passageiros, ocasionando dores de cabeça, náuseas, reações alérgicas e asmáticas, entre outros problemas.
São produzidos com fibras especiais carregadas eletrostaticamente. De um lado, suas camadas contam com um pré-filtro, capaz de reter as partículas maiores. Do lado oposto, possui uma camada de proteção que evita qualquer dano ao filtro. Essa união proporciona à estrutura do filtro um aumento de densidade do lado limpo da peça.
Combinando a filtragem mecânica com a força magnética, um filtro de cabine é capaz de reter quase 100% das partículas nocivas ao ser humano. Nas versões com carvão ativado, também impedem a passagem de gases poluentes e odores, melhorando ainda mais a qualidade do ar dentro do veículo e, consequentemente, o conforto dos ocupantes.
“Os filtros de cabine são os filtros mais importantes para a segurança dos ocupantes do veículo, pois são esses filtros que servem como barreira física para os contaminantes e poluentes que estão no ar fora da cabine”- destaca Renato Fontana, gerente de negócios da Filtros Mil. Ele explica ainda, que esse é o principal filtro no cuidado com a saúde dos ocupantes, pois ele retém os contaminantes do ar de fora do veículo, diminuindo o contato com tais poluentes. Dessa forma evita problemas respiratórios como renite alérgica, asma, bronquite causadas por alergias.


Como funcionam e principais cuidados
A mesma preocupação em proteger o motor do carro também deve ser com o ambiente e o ar que circula dentro do veículo para proteger a saúde das pessoas, condutores e passageiros. O responsável por essa proteção é o filtro de cabine, ele ajuda a manter o bom funcionamento do ar-condicionado e o nível do fluxo de ar, impedindo a proliferação de bactérias e fungos causadores de maus odores e até evitando doenças respiratórias.
Marcello V. Bernardini, representante da Central dos Filtros, explica que os filtros de cabine funcionam através de filtração mecânica, ou seja, retenção de partículas sólidas por fibras sintéticas de tamanho microscópico. Ao ligar o sistema de ar de cabine, o filtro deixa passar apenas o ar limpo, impedindo a passagem de diversas bactérias, poeira e fungos. 
O filtro é adicionado no habitáculo, que está no sistema de circulação de ar para o interior do veículo. O ar de fora entra pelos dutos de ventilação passando pelo habitáculo onde está posicionado o filtro, que retém os contaminantes do ar externo, não deixando esses contaminantes entrarem no interior do automóvel.
De acordo com Eduardo Fischer, representante da Mahle, sua ação é impedir a entrada de contaminantes melhorando a qualidade do ar para os ocupantes do veículo e preservando a eficiência de alguns componentes do sistema de ar condicionado. Normalmente é instalado próximo ao evaporador impedindo que resíduos sólidos bloqueiem a passagem de ar pelas aletas de alumínio deste componente, mantendo sua eficiência e longevidade.


A substituição deve ser feita seguindo as recomendações do fabricante, geralmente junto com a troca dos outros filtros do veículo. Para eliminar odores do sistema de ventilação recomenda-se também a higienização do habitáculo com ozônio para matar fungos e bactérias. Para ele, essa boa prática ajuda a manter o sistema de ventilação sempre em boas condições de operação, resultando um fluxo de ar ideal e agradável para os ocupantes.
Todo tipo de estofado onde se acomodam pessoas acabam infestados de ácaros e isso é um processo natural, pois ácaros se alimentam de células mortas que são dispensadas aos milhares diariamente. Estes ácaros, por sua vez, são causadores de doenças respiratórias, principalmente, alergias. Bernadini explica que eles infestam o estofamento, forro de teto, forro de porta e carpete dos veículos. Nos dutos, evaporadores e todo sistema de ar podem se proliferar colônias de fungos gerados pelo deposito de poeira. A higienização elimina estes agentes através da nebulização de produtos bactericidas ou gás ozônio, mais conhecido como oxi sanitização, além de esterilizar a cabine do veículo e todo sistema de ar condicionado.
Diferentemente dos outros filtros, a troca periódica do filtro, depende muito por onde o carro percorreu, tipos de estradas, regiões (rural ou cidade) e quilometragem. Já em carros sem filtro ou com o sistema de ar-condicionado muito sujo, a higienização comum não será suficiente para manter a qualidade do ar, será preciso desmontar o painel do carro inteiro e retirar as peças para limpar.
“Quando o filtro está muito impregnado de sujeira ele começa a resistir ao fluxo de ar e permite a proliferação de fungos e bactérias que podem provocar doenças respiratórias. Geralmente recomenda-se a substituição dos filtros de cabine e ar condicionado entre 15.000 e 30.000Km, ou 6 meses, mas sempre levando-se em conta o ambiente em que o carro circula” - destaca Ricardo Ribeiro Araújo, representante da Tecfil.  
O filtro entupido e saturado prejudica o funcionamento do ar-condicionado, reduzindo o fluxo de ar para a cabine, permitindo a passagem de bactérias e outros elementos patogênicos que se alojam nas tubulações, onde se reproduzem. Quando fica muito sujo, o filtro não deixa passar nada, nem o ar. Caso um motorista esteja acostumado com o vento no nível 2 precisará colocar no nível 3 ou 4 para ter o mesmo efeito. Isso é um indício de saturação, ou seja, está na hora de trocar. 
“O motorista que deixa de trocar para economizar com certeza está fazendo uma economia burra, é incompreensível querer proteger o motor de um carro e não proteger a própria saúde. Além disso, a troca traz mais economia e evita aborrecimentos como problemas com ar-condicionado, aumento de gastos com combustível e com consultas médicas” - completa Fang C., diretor da Seineca. Ele destaca ainda que uma maneira de preservar o filtro é utilizar a recirculação do carro e verificações periódicas para observar a cor em que o filtro se encontra.


De acordo com Fontana, a manutenção desses filtros é muito simples e rápida de ser feita na maioria dos veículos, podendo ser realizada até mesmo pelo proprietário do veículo, sem a necessidade de um mecânico especialista. Primeiro deve se identificar no filtro a localização do habitáculo, em seguida é só identificar a posição do habitáculo no veículo e realizar a troca do filtro. 
“Caso a troca não seja feita no período correto o sistema de ar condicionado pode sofrer uma diminuição na vazão de ar dentro do veículo, pois com a saturação do filtro a passagem do ar fica limitada. Com a saturação o filtro pode sofrer danos e possibilitar a fuga de ar contaminado para dentro do veículo, o que acarreta em problemas respiratórios aos ocupantes, pessoas que tem renite tendem a sentir os efeitos de forma mais rápida e acentuada”, completa o especialista da Filtros Mil. 
É preciso respeitar rigorosamente os intervalos de troca e até abreviar essas manutenções caso os veículos sejam expostos a regimes severos, como áreas com muita poeira ou poluição excessiva. Toledo explica que além disso é preciso realizar uma limpeza em todo o sistema de ventilação e climatização periodicamente, para que não fiquem acumulados contaminantes e fungos nos dutos ou outros componentes do sistema.
Os filtros de cabine não geram danos diretos ao veículo, ao contrário de uma falha num filtro de ar ou óleo, que poderia comprometer o motor, por exemplo. Porém, se estiverem saturados, pode provocar uma deficiência no sistema de ventilação, além de expor os ocupantes a uma série de poluentes que poderão acarretar problemas respiratórios.
“Os principais indícios de que o filtro do ar para cabine e ar condicionado está saturado são: odor desagradável e contínuo, aspiração de vapores inoportunos e de difícil eliminação, restrição na entrada do ar para cabine, sensação de ambiente carregado e perda da eficiência do ar condicionado”, enfatiza Araújo. 

Mercado e principais novidades 
O mercado de filtros de cabine é bem dinâmico e está em alta. De acordo com Toledo, atualmente chega a ser impensável lançar um novo veículo sem esse componente, o que nos gera uma demanda frequente por novos produtos e pesquisas avançadas. A linha de filtros de cabine foi uma das prioridades de investimento, em capacidade de produção e inovação tecnológica, da nova fábrica da Sogefi em Jarinu (SP), inaugurada em 2015. 
A grande meta da Sogefi é desenvolver novos filtros de cabine ainda mais avançados, considerados como uma “terceira geração” (os filtros convencionais seriam a “primeira geração” e os filtros com carvão ativado a “segunda geração”). Esses produtos usam novas mídias filtrantes desenvolvidas com alta tecnologia, inclusive conceitos de nano filtragem. Além de reter partículas e filtrarem odores com altíssima eficiência, possuem ação bactericida e outras propriedades antialérgicas. 
“Esses novos filtros de cabine estarão cada vez mais presentes nos veículos do futuro, sejam eles movidos com combustíveis tradicionais, biocombustíveis, eletricidade, hidrogênio ou sistemas híbridos”, completa o supervisor. 


Para Bernadini, o mercado de filtros de cabine continua em ascensão, afinal a frota nacional só aumenta, e a gama de veículos com ar condicionado também. Os avanços em tecnologia nos filtros de cabine estão por conta dos tipos de meio filtrante utilizados e no processo produtivo. Com relação aos tipos de meio filtrante, os melhores são em fibras de poliéster ou polipropileno. Ele apenas não recomenda o uso de meios filtrantes de base de celulose ou viscose. Ambos são de origem orgânica e podem entrar em decomposição servindo de criadouro para colônias de fungos ou bactérias, além do mau cheiro e rápida saturação em ambientes úmidos.
“Com relação à comercialização, noto um aumento expressivo da venda de filtros de cabine no comércio eletrônico. Quando comecei a fabricar filtros de cabine em 2002, era muito difícil encontrar algum proprietário de veículo disposto a trocar o filtro de cabine do seu carro. Hoje, esta prática é muito mais comum do que se imagina. A troca antes feita apenas por especialistas, hoje é comumente encontrada em trocas de óleo, postos de gasolina, auto centers, concessionárias, auto elétrico, etc”, explica. 
Como quase todos os veículos produzidos saem das concessionárias com o sistema de ar condicionado e consequentemente com o filtro, o mercado demandará cada vez mais filtros dessa natureza. De acordo com Fischer, a Mahle lançou recentemente um filtro com 5 camadas de filtragem chamado CareMetix®, que impede contaminantes tais como: mofo, fuligem e partículas finas, pólen, bactérias. Esta novidade garante também o benefício do combate a redução de odores durante a filtragem do ar.
Além disso, Fontana explica que as montadoras estão facilitando a localização e troca dos filtros pelos proprietários dos veículos, melhorando a condição da saúde dos ocupantes dos veículos. Com relação a novidades tecnológicas, a Filtros Mil lançou na metade de 2016 o primeiro e único filtro de cabine aromatizado do mercado. 
Após anos de pesquisas em laboratório, foi desenvolvido um processo de produção do filtro de cabine que aromatiza o filtro, o aroma é único e possui tecnologia de termo sensibilidade, ou seja, quando o filtro esquenta no interior do veículo ele liberar aroma e à medida que o filtro é resfriado pelo sistema de ar condicionado o aroma é inibido. O aroma utilizado é atóxico, o que permite as pessoas que tem sensibilidade a aromas utilizar o filtro.


Falando em mercado e novas tecnologias, de acordo com Golçalves, a Mann-Filter está sempre buscando aperfeiçoar os produtos. Os filtros da sua linha possuem tecnologia de ponta e atendem todas as exigências do competitivo mercado automotivo. A empresa desenvolveu uma tecnologia exclusiva para os meios filtrantes para fornecer o melhor produto disponível no mercado.
“Hoje mais pessoas estão preocupadas com a qualidade de vida e do ar que respiram, por isso vemos uma crescente procura na troca dos filtros de cabine. As novas tecnologias estão nas mídias filtrante, cada vez mais eficiente, realizando a retenção de vários tipos de gases nocivos à saúde”, completa o representante da Tecfil. 


Contato das empresas
Central dos Filtros: centraldosfiltros@gmail.com
Mann-Filter: www.mann-hummel.com

Nova edição no ar da Revista Meio Filtrante

5/5/2018


O Brasil que queremos

Tem sido frequente na principal emissora de Tv do Brasil, a rede Globo, a divulgação de vídeos de pessoas dizendo em 15 segundos, o que esperam do Brasil no futuro. Trata-se de uma campanha que diz querer mostrar um mosaico dos principais desejos dos brasileiros, para levar essa mensagem a todos aqueles que tem poder de mudança, especialmente importante num ano eleitoral.
Isso nos leva a um questionamento: alterando um pouco o mote da campanha do questionamento individual para o coletivo, qual o Brasil que efetivamente todos queremos e o legado que deixaremos para as novas gerações?
Muitas pessoas têm aproveitado a oportunidade para mostrar que no nosso país, ainda há muito a ser feito. Essa questão passa tanto pelos governantes quanto por cada um de nós. De maneira geral, os vídeos têm mostrado que independentemente de convicções políticas, certamente todos gostaríamos de um Brasil mais justo, com melhores oportunidades, sem corrupção, com boas condições de infraestrutura, educação, saúde, segurança, lazer e vontade de crescer para o seu verdadeiro potencial. Certamente temos condições e recursos de sobra, para um dia, chegar ao chamado primeiro mundo.
Nessa construção trazemos como matéria de capa o programa Descarte Consciente Abrafiltros, que chegou recentemente à expressiva marca de mais de 10 milhões de filtros usados do óleo lubrificante automotivo reciclados. É uma mostra de que com união, vontade de fazer e boa administração, é possível vencer barreiras e alcançar resultados que têm o poder de impactar de maneira positiva a vida das pessoas e o futuro, numa conquista que merece ser celebrada. E as ações em prol do meio ambiente devem ganhar ainda mais força, a exemplo da recente Decisão de Diretoria CETESB no 076/2018/C, que incluiu a comprovação da logística reversa como requisito obrigatório para a concessão e renovação de licenças de operação no Estado de São Paulo.   
Nós da Meio Filtrante participamos ativamente da Abrafiltros desde a fundação em 2006, e externamos nessa oportunidade os parabéns a toda a Diretoria, associados, colaboradores, empresas parceiras, englobando os segmentos industrial e automotivo, pelo trabalho na busca do crescimento e melhoria contínua nas atividades, que têm contribuído para um mercado mais unido e forte.
Nas matérias dessa edição, trazemos também: filtros de cabine para ar condicionado; avaliação da eficiência dos processos de centrifugação e filtração para aplicação em tratamento de resíduos catalíticos; manutenções preventivas e corretivas em filtros residenciais; a filtração adequada que protege o meio ambiente de gases tóxicos; filtros de processo para a linha farmacêutica; filtros para água gelada na proteção de Chillers; filtros sinterizados como dispersores de gás; e muito mais.
 
Fonte: Revista e Portal Meio Filtrante

Tecnologia avançada de projeto leva a GM à próxima geração de veículos mais leves

5/5/2018


Aliança com a Autodesk inclui aplicação de abordagem evolutiva no projeto baseado em inteligência artificial (AI) e avanços na impressão 3D para dar leveza e transformar os veículos do futuro

A General Motors está usando um novo e avançado software de design para desenhar a próxima geração de veículos ainda mais leves. A tecnologia é fundamental para o desenvolvimento de veículos de propulsão alternativa eficazes com zero emissões e mais leves.

A GM é a primeira montadora na América do Norte a usar a nova tecnologia de software para projeto de peças com design evolutivo da empresa de software Autodesk, de São Francisco. O software usa computação em nuvem e algoritmos baseados em IA para explorar rapidamente várias combinações no projeto de peça, gerando centenas de opções de geometrias focadas em alto desempenho, muitas vezes com formas singulares, com base em metas e parâmetros definidos pelo usuário, como peso, resistência e material, método de fabricação e muito mais. O usuário então determina a melhor opção de projeto da peça.

"Esta tecnologia disruptiva fornece avanços tremendos em como podemos projetar e desenvolver componentes para nossos veículos no futuro e torná-los mais leves e eficientes", disse Ken Kelzer, vice-presidente de Global Vehicle Components and Subsystems da GM. “Quando combinamos a tecnologia de design com os avanços de fabricação, como a impressão 3D, nossa abordagem para o desenvolvimento de veículos é completamente transformada e é fundamentalmente diferente de co-criar com o computador de maneiras que simplesmente não poderíamos imaginar antes”.

A GM está liderando a indústria na próxima geração de veículos com redução de peso. A nova tecnologia de design oferece significativamente mais oportunidades de redução de massa e consolidação de peças que não podem ser alcançadas por meio de métodos tradicionais de otimização de projeto.

A GM está utilizando a tecnologia inovadora em projetos de produtos futuros. Os engenheiros da GM e da Autodesk aplicaram essa nova tecnologia para produzir uma peça de prova de conceito - um suporte de banco - que é 40% mais leve e 20% mais forte que a peça original. Também consolida oito componentes diferentes em uma peça impressa em 3D.

Como parte de uma parceria de vários anos focada em inovação, a GM e a Autodesk irão colaborar em projetos envolvendo design na aplicação da tecnologia de abordagem evolutiva de projeto, manufatura aditiva e ciência de materiais. Executivos e engenheiros das duas empresas participarão de uma série de encontros para trocarem ideias, aprendizados e conhecimentos. A GM também tem acesso sob demanda ao portfólio completo de softwares e especialistas técnicos da Autodesk.

"O projeto de peças baseado na aplicação de abordagem evolutiva é o futuro da manufatura e a GM é pioneira em usá-lo para tornar seus futuros veículos mais leves", disse Scott Reese, vice-presidente sênior de produtos de fabricação e construção da Autodesk. “Tecnologias desse tipo mudam fundamentalmente como o trabalho de engenharia é feito porque o processo de fabricação é incorporado nas opções de projeto desde o início. Os engenheiros da GM poderão explorar centenas de opções de projeto prontas para serem fabricadas e de alto desempenho mais rapidamente do que conseguiriam validar um único design da maneira antiga”.

A GM tem sido um usuário final e inovador em manufatura de abordagem evolutiva. Por mais de três décadas, a GM utilizou a impressão 3D para criar peças tridimensionais diretamente de dados digitais por meio da adição sucessiva de camadas de material. A GM possui o primeiro e tem alguns dos recursos de impressão 3D mais abrangentes da indústria automotiva no mundo, com mais de 50 máquinas de protótipos rápidos que produziram mais de 250.000 peças de protótipo na última década.

Desde 2016, a GM lançou 14 novos modelos de veículos com uma redução de massa total de mais de 2.200 Kg, ou mais de 150 Kg por veículo na média. A maior parte da redução de peso é resultado de avanços no material e na tecnologia. Desses modelos, mais da metade dos veículos perdem 130 Kg ou mais, incluindo o Chevrolet Silverado 2019, que reduziu a massa em torno de 200 Kg.

No Brasil, a redução de massa chegou a 32 Kg no Chevrolet Onix, o mais vendido do país, passando por 35 kg na Chevrolet S10 e chegando a 100 kg de redução de massa no Chevrolet Cruze.

A eliminação da massa em peças onde o material não é necessário para o desempenho combinado com a consolidação de peças gera benefícios para os proprietários de veículos, incluindo o potencial de mais espaço interno e conteúdo do veículo, maior autonomia e melhor desempenho do veículo. Ele também abre caminho para novos recursos para os clientes e fornece aos projetistas de veículos uma tela onde podem criar de formas não vistas hoje.

A Autodesk (NASDAQ: ADSK) faz software para pessoas que criam coisas. Se você já dirigiu um carro de alto desempenho, admirou um arranha-céu imponente, usou um smartphone ou assistiu a um ótimo filme, é provável que você tenha experimentado o que milhões de clientes da Autodesk estão fazendo com nosso software. A Autodesk lhe dá o poder de fazer qualquer coisa. Para mais informações, visite o site autodesk.com ou siga @autodesk.

Fonte: www.maxpress.com.br

Abrafiltros promove campanha do agasalho 2018

27/4/2018




A primeira edição da campanha acontece de maio a junho e está aberta ao público
  
Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais, realizará de 2 de maio a 30 de junho a campanha do agasalho 2018. “Sabemos da importância em apoiar e promover ações de responsabilidade social. Por isso, decidimos realizar esta primeira edição da campanha do agasalho, envolvendo associados e não associados à Abrafiltros, durante os meses que antecedem o inverno”, afirma João Moura, presidente da Abrafiltros.
  
Em 2017, a associação promoveu outra iniciativa de responsabilidade social quando arrecadou 70 kg alimentos não perecíveis, em dois dias de palestras, realizadas em sua sede, em Santo André/SP. Os produtos foram doados à Casa Santa Clara – Instituto Gina Dolci, que atende cerca de 300 crianças carentes de 4 a 11 anos. “Foi muito gratificante poder dar essa contribuição, que nos estimulou a desenvolver novas campanhas para que outras entidades sejam beneficiadas”, comentou Adriano Bonazio, gerente de comunicação e marketing da Abrafiltros. Na ocasião, participaram somente associados e o público dos eventos realizados pela associação.
 
Na campanha do agasalho 2018 serão arrecadados produtos novos ou em bom estado considerados de inverno (roupas, cobertores etc) e as doações serão destinadas ao “Abrigo Irmã Tereza”, localizado em São Caetano do Sul/SP, que tem a missão de abrigar sem fins lucrativos, idosos de qualquer lugar, sem distinção de raça, cor ou crença religiosa, desde que os mesmos se encontrem realmente necessitados.
 
Os interessados podem entregar as doações na sede da Abrafiltros, localizada à Av. Pereira Barreto, 1395 – Bairro Paraíso – Santo André (SP). Há também possibilidade de receber cartazes da campanha e se tornar um ponto de doação, basta entrar em contato pelo telefone (11) 4083-8783 ou e-mail comunicacao@abrafiltros.org.br.
 
Serviço:
Campanha do Agasalho Abrafiltros 2018
Período:   De 2 de maio a 30 de junho
Local:  CENTRO EMPRESARIAL PEREIRA BARRETO
Av. Pereira Barreto, 1395 – Bairro Paraíso – Santo André/SP
 
Sobre a Abrafiltros:
Criada em 2006, a Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais – tem a missão de promover a integração entre as empresas de filtros e sistemas de filtração para os segmentos automotivo, industrial e tratamento de água e efluentes – ETA e ETE, representando e defendendo de forma ética os interesses comuns e consensuais dos associados.


Mais informações:
Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
Jornalista responsável – Majô Gonçalves – MTB 24.475
versocomunicacao@uol.com.br 
Solange Suzigan
versocomunicacao1@uol.com.br
(11) 4102-2000/99905-7008
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https://www.facebook.com/verso.assessoria

Abrafiltros promove em maio, palestra sobre a influência da tecnologia nas profissões

27/4/2018



Como trabalhar e realizar, com as mudanças que vem ocorrendo, tornando tudo obsoleto, até mesmo a própria inovação? Esta e outras questões serão respondidas pelo Prof. Dr. Marcos Peters.
 

Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais, realizará no dia 24 de maio, às 11h, em sua sede em Santo André/SP, a palestra “Algoritmos e Talentos – A Nova Sociedade do Serviço”, com o Prof. Dr. Marcos Peters, Consultor, Escritor, Professor e Diretor Executivo da Marpe Contabilidade e Consultoria. “Este tema é fundamental numa época em que as mudanças estão acontecendo cada vez mais rapidamente. Por isso, é preciso ter atenção e nos adaptarmos às constantes transformações, adquirirmos novos conhecimentos nas mais diversas áreas, como tecnologia e tendências de gestão, entre outras”, comenta João Moura, presidente da Abrafiltros.
 
Dr. Peters também é Membro do Conselho de Administração, Conselho Fiscal e Comitê de Auditoria de Cias Abertas Brasileiras; Mentor e Conselheiro em Projetos de Startups; Mestre e Doutor em Controladoria e Contabilidade pela FEA USP; Professor Doutor Pesquisador na FECAP USGAAP, IFRS e Sarbanes Oxley Act expert. Recebeu Comendas do Governo do Estado de São Paulo, em honra ao mérito por serviços prestados à sociedade civil e por destaque em serviços em tecnologia.
 
A palestra faz parte do Ciclo de Palestras Abrafiltros 2018, é aberta ao público e gratuita. Os interessados devem se inscrever por meio do site http://www.abrafiltros.org.br/inscricao/.
 
Serviço:
CICLO DE PALESTRAS ABRAFILTROS 2018
Palestra: “Algoritmos e Talentos – A Nova Sociedade do Serviço
Palestrante: Prof. Dr. Marcos Peters
Data:        24/05/2018 (quinta-feira)
Horário:  11h00 às 12h30
Local: AUDITÓRIO – CENTRO EMPRESARIAL PEREIRA BARRETO
Av. Pereira Barreto, 1395 – Bairro Paraíso – Santo André (SP)
Inscrições gratuitas: www.abrafiltros.org.br/inscricao
 
Sobre a Abrafiltros:
Criada em 2006, a Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais – tem a missão de promover a integração entre as empresas de filtros e sistemas de filtração para os segmentos automotivo, industrial e tratamento de água e efluentes  ETA e ETE, representando e defendendo de forma ética os interesses comuns e consensuais dos associados.
 
Mais informações:
Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
Jornalista responsável – Majô Gonçalves – MTB 24.475
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Solange Suzigan
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Programa Descarte Consciente Abrafiltros ultrapassa marca de 10 milhões de filtros reciclados

12/4/2018

Programa de logística reversa de filtros usados do óleo lubrificante automotivo está implantado nos Estados de São Paulo, Paraná e Espírito Santo.


O Programa Descarte Consciente Abrafiltros, de logística reversa de filtros usados do óleo lubrificante automotivo, criado pela Abrafiltros –Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais, alcançou a marca de 10.403.507 filtros reciclados de 2012 até março de 2018. O programa está presente nos estados de São Paulo, Paraná e no Espírito Santo, e em fase de estudo para implantação no Mato Grosso do Sul.
 
Para 2018, a previsão somando os três estados onde o programa está implantado, é reciclar mais de 3 milhões de filtros usados. “O programa vem evoluindo a cada ano pela união de empresas do segmento de filtros automotivos, o que favorece a logística e minimiza os custos da operação, pela gestão unificada realizada pela Abrafiltros”, explica João Moura, presidente da associação.
 
Com a recente decisão de diretoria da CETESB n°076/2018/C, de 03 de abril, que estabelece a incorporação da logística reversa no âmbito do licenciamento ambiental no Estado de São Paulo, em atendimento a Resolução SMA 45, de 23 de junho de 2015, as empresas não aderentes a um Termo de Compromisso de Logística Reversa vigente devem cumprir as mesmas metas proporcionais estabelecidas para o setor. A obrigatoriedade se aplica a fabricantes, importadores, comerciantes e distribuidores, sujeitos ao licenciamento ambiental pela CETESB.
 
No caso dos filtros usados do óleo lubrificante automotivo, a meta estipulada para 2018 em São Paulo é de 20% de coleta em 13,5% dos municípios (87 cidades) e sobe para 26% dos filtros comercializados no Estado até 2021, abrangendo 21,5% dos municípios (139 cidades). Moura destaca que os mesmos números proporcionais deverão ser comprovados pelas empresas não aderentes ao Termo de Compromisso vigente, ou seja, quem não está dentro de um programa como o da Abrafiltros, por exemplo, precisará cumprir as determinações da CETESB para a renovação do licenciamento.
 
Atualmente, participam do programa 15 empresas associadas: Cummins Filtration do Brasil; Donaldson do Brasil Equipamentos Industriais Ltda.; General Motors do Brasil Ltda.; Hengst Indústria de Filtros Ltda.; Magneti Marelli Cofap Fabricadora de Peças Ltda.; Mahle Metal Leve S.A.; Mann+Hummel do Brasil Ltda./Filtros Wix; Parker Hannifin Indústria e Comércio Ltda. – Divisão Filtros; Poli Filtro Indústria e Comércio de Peças para Autos Ltda.; Rheinmetall Automotive – Motorservice Brazil; Robert Bosch Ltda.; Scania Latin America Ltda; Sofape Fabricante de Filtros Ltda./Tecfil; Sogefi Filtration do Brasil Ltda./Filtros Fram; e Wega Motors Ltda.
 
Mais detalhes sobre o Programa Descarte Consciente Abrafiltros estão disponíveis no site www.abrafiltros.org.br/descarteConsciente.
 
Sobre a Abrafiltros:
Criada em 2006, a Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas - Automotivos e Industriais - tem a missão de promover a integração entre as empresas de filtros e sistemas de filtração para os segmentos automotivo, industrial e tratamento de água e efluentes - ETA e ETE, representando e defendendo de forma ética os interesses comuns e consensuais dos associados.
 
Mais informações:
Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
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