NOTÍCIAS

Nasce a Delphi Technologies, nova empresa com foco em powertrain

8/12/2017


Delphi Automotive, agora Aptiv, passa a ter foco em eletrônica e segurança

REDAÇÃO AB

A Delphi realizou na terça-feira, 5 a cisão que transforma a divisão Powertrain em uma empresa independente, a Delphi Technologies. A nova companhia, que tem faturamento anual de US$ 4,5 bilhões, tem capital aberto na Bolsa de Valores de Nova York e oferece ao mercado soluções de propulsão avançada, com sistemas de combustão, software, controles e eletrificação para montadoras e clientes do mercado de reposição. A cisão foi anunciada em maio deste ano e deve ser completamente concluída ainda no primeiro trimestre de 2018.

A Delphi Technologies nasce 20 mil funcionários no mundo, incluindo 5 mil engenheiros, sob o comando de Liam Butterworth, que passa a ocupar a posição de CEO da nova empresa. A companhia pretende atender aos desafios globais de redução das emissões dos veículos e de eletrificação. São 20 unidades fabris e 12 centros tecnológicos espalhados por três continentes. “Estamos extremamente bem posicionados para atender nossos clientes no mundo todo, atendendo às crescentes exigências regulatórias com relação à economia de combustível e emissões”, declarou. 

DELPHI AUTOMOTIVE SERÁ APTIV 
Ao transformar a divisão de powertrain em empresa independente, a Delphi Automotive passa a ter foco total em eletrônica automotiva e tecnologia de segurança avançada. Nesta nova fase, a companhia será rebatizada de Aptiv e trabalhará para deixar de ser uma provedora de sistemas automotivos para se posicionar como uma organização capaz de entregar toda a inteligência necessária para o carro do futuro. 

O objetivo da cisão é garantir que as duas empresas ganhem velocidade e capacidade de acompanhar a atual transformação que a indústria automotiva enfrenta, com a perspectiva de chegada dos carros autônomos, aumento dramático da conectividade dos veículos e eletrificação para os próximos anos.

Fonte:  www.automotivebusiness.com.br 

Gestão de energia elétrica reduz gastos na indústria e evita desperdícios

8/12/2017

Em palestra na Abrafiltros, Renato Fiore afirma que energia ficará mais cara e sistema pode entrar em colapso

Com o atraso na implantação de projetos de infraestrutura, usinas de energia e linhas de transmissão e a fragilidade do sistema, fatores que, além de ocasionarem elevação de preço constante, trazem a incapacidade de atender à demanda crescente da atividade industrial. Com isso, o sistema de energia elétrica pode entrar em colapso. Foi o que afirmou Renato Fiore, diretor comercial da IBS-Energy, empresa especializada em soluções integradas para gestão de energia, na palestra “Melhoria Contínua na Gestão de Energia”, ministrada em novembro durante o Ciclo de Palestras 2017 da Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais, em Santo André/SP.

RenatoFiore_

Renato Fiore, diretor comercial da IBS-Energy

Na opinião do presidente da Abrafiltros, João Moura “foi apresentada uma visão importante que trouxe conceitos amplos ligados à gestão da energia e que podem ser aplicados por qualquer tipo de empresa, seja qual for o consumo, porte ou segmento de atuação”.

Fiore alertou que a matriz de energia elétrica passará por transformações até 2026. A hidroeletricidade continuará como a principal fonte de geração de energia, embora com redução da potência instalada de 64% em 2017, para 52% em 2026. “Será necessário complementar a hídrica com outras fontes de geração como a térmica, mais cara, o que ressalta a importância da gestão energética nas empresas”.

Para reduzir os impactos nos negócios e manter a competitividade, será preciso eliminar os desperdícios envolvendo os colaboradores no processo de eficiência energética. “A empresa deve ter um conceito de eficiência energética”, ressaltou. Para isto, é fundamental compreender o quanto se consome de energia e o quanto se paga por ela. Por meio da análise inicial da conta de energia elétrica, é possível reduzir gastos com energia. Ele explica que há diversos caminhos para gestão de energia, entre eles, auditoria de contas e recuperação de tributos, elevação da classe de tensão, reclassificação tarifária, monitoramento e gerenciamento, eficiência energética, mercado livre e gestão ativa de cargas.

Como exemplo, citou consultoria realizada em Manaus que possibilitou a um cliente receber uma boa indenização, devido a erro de cálculo na forma de cobrança. O mercado livre de energia, onde o consumidor consegue traçar sua própria estratégia e negociar livremente as condições comerciais de contratação, também pode ser uma alternativa para diminuir os gastos. “Além da redução de custos, o cliente tem previsibilidade orçamentária, não fica exposto às variações e adversidades do mercado cativo, flexibilidade na contratação e soluções integradas na gestão da energia elétrica”, comentou.

Para oferecer a solução da melhor forma para gerenciar o insumo energia elétrica, cada empresa precisa ser analisada. “Além do âmbito financeiro, um plano de gestão de melhoria contínua em energia envolve o âmbito técnico, com a gestão do consumo de energia, que pode incluir, entre outros, monitoração e gerenciamento de cargas ativas, geração de energia, projetos estruturados e gestão das grandezas elétricas”.

No encerramento da programação 2017, o Ciclo de Palestras Abrafiltros apresenta em 15 de dezembro, o tema “Cenário Econômico para 2018/2019”, com o palestrante Prof. Roberto Dumas, um dos maiores especialistas do assunto no Brasil. A palestra acontecerá das 11h às 12h30, no auditório do Centro Empresarial Pereira Barreto, em Santo André (SP).

As inscrições são gratuitas e realizadas diretamente no site www.abrafiltros.org.br


Serviço:

CICLO DE PALESTRAS ABRAFILTROS 2017

Palestra: “Cenário econômico para 2018/2019”

Palestrante: Prof. Dr. Roberto Dumas Damas

Data:        15/12/2017 (sexta-feira)

Horário:  11h00 às 12h30

Local: AUDITÓRIO – CENTRO EMPRESARIAL PEREIRA BARRETO

Av. Pereira Barreto, 1395 – Bairro Paraíso – Santo André (SP)

Inscrições gratuitas: www.abrafiltros.org.br/inscricao


Sobre a Abrafiltros:

Criada em 2006, a Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais – reúne os principais fabricantes de filtros automotivos e industriais do País. A entidade nasceu da necessidade do segmento ser representado e promove ações visando o desenvolvimento e fortalecimento do setor.

Crédito da foto: Marcio Savoine

Mais informações:Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa


Abrafiltros promove, no dia 15 de dezembro, palestra sobre o cenário econômico para 2018/2019

1/12/2017

As perspectivas de crescimento e as instabilidades econômicas no mercado brasileiro e mundial serão abordadas pelo Prof. Dr. Roberto Dumas Damas, um dos maiores especialistas no assunto no Brasil.

 

Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais, realizará no dia 15 de dezembro, às 11h, na sede da entidade em Santo André/SP, a palestra “Cenário econômico para 2018/2019”, com o Prof. Dr. Roberto Dumas Damas, que conta com mais de 30 anos de experiência no mercado financeiro doméstico e internacional.

foto_Dumas_

Prof. Dr. Roberto Dumas Damas

O palestrante trabalhou em diversas instituições, entre elas, UBS, Citigroup, Lloyds Bank e no banco dos BRICS e Itaú BBA em Shanghai. É Mestre em Economia pela Universidade de Birmingham na Inglaterra, Mestre em Economia Chinesa pela Universidade de Fudan (China), graduado e pós-graduado em administração e economia de empresas pela FGV e Chartered Financial Analyst conferido pelo CFA Institute (USA). Também é professor de Economia Internacional e Economia Chinesa do INSPER, FIA-USP, IBMEC e Saint Paul Business School, e autor dos livros Economia Chinesa: Transformações, Rumos e Necessidade de Rebalanceamento do Modelo Econômico da China pela Editora Saint Paul e Crises Econômicas Internacionais pela Editora Saraiva.

 

A palestra, gratuita e aberta ao público, encerra o Ciclo de Palestras Abrafiltros 2017, que tem como objetivo o intercâmbio de informações e também agregar novos conhecimentos aos associados e ao público participante.

 

Os interessados devem se inscrever por meio do site http://www.abrafiltros.org.br/inscricao/

Em 2018, novas palestras serão programadas, além de cursos regulares também abertos ao público. 

Serviço:

CICLO DE PALESTRAS ABRAFILTROS 2017

Palestra: “Cenário econômico para 2018/2019”

Palestrante: Prof. Dr. Roberto Dumas Damas

Data:        15/12/2017 (sexta-feira)

Horário:  11h00 às 12h30

Local: AUDITÓRIO – CENTRO EMPRESARIAL PEREIRA BARRETO

Av. Pereira Barreto, 1395 – Bairro Paraíso – Santo André (SP)

Inscrições gratuitas: www.abrafiltros.org.br/inscricao

 

Sobre a Abrafiltros:

Criada em 2006, a Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais – reúne os principais fabricantes de filtros automotivos e industriais do País. A entidade nasceu da necessidade do segmento ser representado e promove ações visando o desenvolvimento e fortalecimento do setor.
 

Fonte: Verso Assessoria de Imprensa

Kolbenschmidt (KS) lança novos anéis de segmento e pistão com anel para a linha pesada

27/11/2017

Lançamentos Kolbenschmidt (KS) para o aftermarket 


Kolbenschmidt (KS) lança novos anéis de segmento e pistão com anel para a linha pesada 

 

Neste mês de novembro, a Motorservice responsável  pela comercialização das marcas Kolbenschmidt (KS), Pierburg e BF no mercado de reposição, lançou anéis de segmento e pistão com anel para atender veículos Mercedes-Benz e para compressores Wabco.

KS.171_

 

Os lançamentos que atendem os veículos Mercedes-Benz são anéis de segmento para os motores OM 651 que equipam a linha sprinter 311, 415 e 515 CDI; e pistão com anel, com altura de compressão reduzida para as aplicações OM 611, OM 612 e OM 613 Euro 3 produzidos entre 1998 a 2006.

 

Já para Wabco os novos anéis de segmento são aplicados nos motores OM 457, OM 904, OM 906, OM 924 e OM 926 para compressor 85 mm.

 

Estrutura da empresa e as marcas 

Rheinmetall Automotive – área automotiva do Grupo Rheinmetall que se chamava KSPG Automotive até 2016 e mudou de nome em razão do programa estratégico global do grupo para garantir mais integração e identificação das áreas automotiva e defesa. 

 

Marcas –

Kolbenschmidt (KS): pistões, anéis, camisas, kits, bronzinas, filtros, válvulas e bielas.

Pierburg: bombas de óleo e bombas de água para a linha leve e produtos da linha mecatrônica.

BF: produtos para motores diesel, como bombas de óleo e bombas de água, virabrequim, eixo de comando, bloco,  bielas, camisas de cilindro, volante e  resfriador/radiador de óleo.

 

Motorservice – divisão responsável pelo mercado de reposição 

Localização: planta produtiva e operação comercial no Brasil – Nova Odessa – SP

Fonte: Verso Assessoria de Imprensa

Abrafiltros arrecada alimentos com ação social e entrega à Casa Santa Clara, em São Bernardo do Campo

27/11/2017

Os 70 kg alimentos não perecíveis arrecadados nos meses de setembro e outubro, em palestras realizadas na Abrafiltros, foram doados à Casa Santa Clara – Instituto Gina Dolci, que atende 300 crianças carentes.

Instituto Gina Dolci_

Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais, realizou no dia 13 de novembro, a entrega de alimentos arrecadados em setembro e outubro no Ciclo de Palestras da entidade. Nos dois meses, para assistirem às palestras, cada participante levou 1 quilo de alimento, contabilizando 70 quilos de produtos não perecíveis que foram destinados à Casa Santa Clara – Instituto Gina Dolci. “Ficamos felizes com o resultado da ação e esperamos que no próximo ano, novas entidades também sejam beneficiadas”, disse João Moura, presidente da Abrafiltros, compartilhando o sentimento de associados e diretoria.

A instituição atende cerca de 300 crianças carentes de 4 a 11 anos, oferecendo alimentação, reforço escolar, bordado, artesanato, informática, inglês e pré-catequese. “Iniciativas como esta da Abrafiltros são primordiais para ajudar a manter a casa em funcionamento”, comenta Marilene Conde Cardoso, diretora da instituição, localizada em São Bernardo do Campo, que acolhe crianças dos bairros do DER e Planalto.

Criada há cerca de 50 anos pelo Frei Sebastião Benito Quaglio, a entidade assistencial nasceu pela dedicação do religioso, que, inicialmente, cercou parte de um terreno com estacas e com auxílio de voluntários conseguiu não só alimentar as crianças, mas também promover atividades enquanto os pais trabalhavam. Neste último ano, Marilene, que se dedica à casa há mais de 20 anos, disse que recebeu uma benção. A casa precisava ser reformada porque havia risco de desabar o teto, mas não existiam recursos. “Falei com uma amiga empresária que reuniu um grupo de lojistas da cidade que acostumavam ajudar instituições de caridade”, disse. No entanto, já havia quatro pedidos de auxílio. “A Casa Santa Clara – Instituto Gina Dolci era a quinta. Confiei em Deus e em Santa Clara e ganhamos a reforma, finalizada em julho”, comemora.

Atualmente, a instituição se mantém, além das doações, com o trabalho dos voluntários que organizam festas, como noite da pizza, dia da fogazza, entre outras comemorações para angariar fundos.

Para mais informações sobre a instituição de caridade, detalhes para colaborar financeiramente e também informações para se tornar voluntário, basta entrar em contato pelo Facebook (https://www.facebook.com/IGDCasaSantaClara/) ou pelo telefone (11) 984720831, com a Sra. Marilene.

Sobre a Abrafiltros:

Criada em 2006, a Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais – reúne os principais fabricantes de filtros automotivos e industriais do País. A entidade nasceu da necessidade do segmento ser representado e promove ações visando o desenvolvimento e fortalecimento do setor.

 

Fonte: Verso Assessoria de Imprensa

3M lança Linha Blue de lixas para reparação automotiva

20/11/2017

A novidade oferece melhor performance, custo-benefício e está disponível em folhas, discos e tiras abrasivas aspiradas.

São Paulo (SP) — A linha de Lixas 3M Blue foi desenvolvida pensando em facilitar o dia a dia e aumentar a produtividade dos profissionais que trabalham com a preparação de pintura automotiva. Com um corte poderoso e um acabamento sem igual, faz com que o profissional tenha uma maior rapidez no lixamento, sem se preocupar com marcas de lixa e retrabalho

A novidade é fruto da combinação de minerais de alta performance com papel e resina mais resistentes. Como diz o slogan: “Corte poderoso, acabamento sem igual”. “Entre as vantagens do produto se destacam um corte inicial poderoso, maior rendimento com um excelente acabamento. Um trabalho mais rápido, com menor empastamento e um menor número de etapas de lixamento. Tudo isso com um preço acessível ao nosso cliente”, explica Estela Carossini, gerente de produto da divisão de Reparação Automotiva da 3M.

A linha 3M Blue possui um portfolio completo para atender todo tipo de necessidade dos clientes. Disponível em folhas de lixa, discos Hookit 6” e tiras abrasivas aspiradas de dois tamanhos, para aquelas oficinas que buscam aspiração em todo o processo de lixamento, inclusive manual. Para potencializar a eficiência do lixamento, indica-se também a utilização das Lixadeiras 3M (auto aspirada, sem aspiração ou aspiração central) e os suportes adequados de acordo com cada operação.

O renomado apresentador e designer de carros norte-americano Chip Foose é o embaixador da marca e está divulgando a Linha 3M Blue em eventos para clientes em Goiânia e São Paulo no mês de novembro. Para informações sobre a linha completa, acesse o site da 3M do Brasil.

Fonte: Revista e Portal Fator Brasil


Reunião Abrafiltros dia 23/11/2017, CEPB-Centro Empresarial Pereira Barreto - Santo André - São Paulo

17/11/2017

Prezados Senhores Associados,

Convocamos todos os associados e integrantes da Diretoria para a reunião da ABRAFILTROS a realizar-se dia 23/11/2017 (quinta-feira), conforme abaixo: 

Reunião Ordinária Abrafiltros – Novembro/2017

Data: 23/11/2017 - (quinta-feira)

Programação Abrafiltros: 

1ª 09h00 às 10h00: Reunião CSFI – Câmara Setorial Filtros Industriais 

2ª 10h00 às 11h00: Reunião CSFA – Câmara Setorial Filtros Automotivos 

3ª 11h00 às 12h30: Palestra “Melhoria Contínua na Gestão de Energia”, por Antônio Bento – CEO da IBS - Energy 

Local:  AUDITÓRIO - CENTRO EMPRESARIAL PEREIRA BARRETO
Av. Pereira Barreto, 1395 – Bairro Paraíso – Santo André – São Paulo – Brasil - 09190-610 
Tel.: 11-4083-8901 - http://www.cepb.com.br 

Solicitamos a gentileza de confirmar presença até o dia 22/11/2017, através do e-mail secretaria@abrafiltros.org.br, para que possamos adequar o espaço em nosso local de reunião.


  Estacionamento:  Acesso pela Rua Itaquera, 432 - parte de trás do Centro Empresarial.
  Mapa do local:
https://goo.gl/maps/9RUFt

Ford se prepara para novo investimento no Brasil

16/11/2017


Aporte anterior, de US$ 4,5 bilhões, se encerrou em 2015.
SUELI REIS, AB | De Camaçari (SP).

Estamparia, que prensa as chapas as carroceria do veículo, tem 75% de automação

O último ciclo de investimento da Ford no Brasil, de US$ 4,5 bilhões, começou a ser aplicado em 2010 e foi encerrado em 2015. Parte do aporte contemplou importantes mudanças na operação brasileira, como a implementação dos primeiros conceitos de indústria 4.0 na fábrica de Camaçari (BA), uma das mais modernas que a empresa possui no mundo, incluindo sua fábrica de motores instalada na mesma área. A unidade baiana, responsável pela produção do EcoSport e do Ka nas suas versões hatch e sedã, deve continuar recebendo investimento para sua contínua modernização.

“Já estamos preparando o próximo”, afirma o gerente do complexo industrial da Ford Nordeste, Silvio Illi, ao ser questionado sobre o próximo ciclo de investimento no País, contudo, sem mencionar quando a montadora pretende fazer o anúncio.

Inaugurado em 2001, o complexo industrial de Camaçari é um dos poucos no Brasil que atualmente trabalha em três turnos e no limite máximo de sua capacidade: são 47 carros produzidos por hora, 1.042 por dia, 250 mil por ano. Segundo Ille, aumentar a capacidade é uma questão de reação do mercado: “Vai depender do avanço da economia”, pondera.

A planta ganhou importância global ao produzir o novo Ecosport, projeto global desenvolvido pela operação brasileira. Foram cerca de quatro anos desde a concepção até o lançamento, este ano. A produção nacional é responsável por abastecer o mercado latino-americano. Para fazer a nova geração do SUV, a fábrica de Camaçari passou a contar com alto grau de automação e modernização. Na linha de estampagem, por exemplo, 75% dos processos são robotizados. Equipada com mais de 600 robôs, de US$ 100 mil cada um, o processo de armação de carrocerias (solda) é todo feito por gerenciamento eletrônico via intranet. 

“O monitoramento é capaz de rastrear o que está sendo produzido, o tipo de modelo, a versão e até para qual revenda ele está destinado”, explica o gerente de manufatura da fábrica de Camaçari, Eduardo Fajardo.

O mesmo se aplica na linha de montagem final: “Os fornecedores são interligados, por meio do sistema, são avisados desde o início do processo quais carros serão montados e quais peças devem utilizar”, comenta.

As células de montagem são abastecidas conforme a demanda, no conceito just in time, e por um carrinho elétrico autônomo. Tudo o que acontece ao longo da produção é visível a todos, por meio de um painel informativo eletrônico presente em todas as fábricas: “Com a análise do big data a equipe é capaz de gerenciar de forma absolutamente assertiva toda a manufatura”, acrescenta Ille.

Fonte:  www.automotivebusiness.com.br

Filtração industrial abre programação de cursos da Abrafiltros

14/11/2017

Atividade acontece em 23 de novembro para associados e não associados, em Santo André/SP. Associação terá programação dinâmica e regular de cursos em 2018

Abrafiltros Logo_

 

Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais inicia em novembro programação de cursos regulares sobre filtração. 

A iniciativa visa preencher uma lacuna do mercado, uma vez que o ensino sobre filtros normalmente integra matérias de abordagem ampla nos cursos de engenharia, e o processo de especialização no setor é resultado das atividades realizadas nas próprias empresas.

“Iremos abordar de maneira didática e acessível, os aspectos técnicos, práticos e operacionais relacionados aos filtros, através de especialistas com experiência reconhecida nos segmentos de atuação. Isso permite uma visão complementar mais direcionada e específica dos cursos da Abrafiltros, em sintonia com as expectativas dos fabricantes e as tendências do mercado”, explica João Moura, presidente da associação.

“Novos cursos acontecerão em 2018, e o feedback dos participantes e a proximidade com as próprias empresas associadas nos permitirão evoluir a programação de maneira dinâmica, trazendo sempre temas de interesse do setor”, afirma Moura.

O primeiro curso – “Introdução à Filtração” – acontece em 23 de novembro das 14h às 17h, em Santo André/SP. Será ministrado por Rogério Jardini, engenheiro químico formado pela FEI – Faculdade de Engenharia Industrial, com Pós-graduação em Administração Industrial pela FEA/USP e Marketing pela UNISO.

Jardini é especialista em filtração industrial e residencial, com mais de 35 anos de experiência em empresas como AMF do Brasil, Commercial Intertech, CUNO Latina, 3M do Brasil e Parker Hannifin.

No curso irá abordar os objetivos da filtração, mecanismos de entupimento dos poros, modos de retenção, contaminantes, espectro de filtração, quando trocar o elemento filtrante, filtração nominal e absoluta, o custo da filtração, parâmetros para seleção e dimensionamento de sistemas, entre outros assuntos.

O evento é uma realização da Abrafiltros com apoio da agência L3ppm, através das Revistas Meio Filtrante e TAE. É gratuito para associados. Para não sócios, o investimento é de R$ 150,00 e todos participantes receberão certificado de conclusão.

As vagas são limitadas. Para mais informações e inscrição, basta acessar o portal da Abrafiltros (http://www.abrafiltros.org.br/cursos/).

 

Curso Introdução à Filtração

Data:        23/11/2017 (quinta-feira)

Horário:   14h00 até 17h00

Local:      AUDITÓRIO – CENTRO EMPRESARIAL PEREIRA BARRETO

Av. Pereira Barreto, 1395 – Bairro Paraíso – Santo André (SP)

Investimento:  Associado: gratuito / Não associado: R$ 150,00

Acesso:  Acesso ao estacionamento pela Rua Itaquera, 432 – parte de trás do Centro Empresarial Pereira Barreto

 

Sobre a Abrafiltros:

Criada em 2006, a Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais – reúne os principais fabricantes de filtros automotivos e industriais do País. A entidade nasceu da necessidade do segmento ser representado e promove ações visando o desenvolvimento e fortalecimento do setor.

 

Mais informações:Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa

Scania nomeia novo diretor de assuntos governamentais na AL

13/11/2017


Gustavo Bonini sucede Rogério Rezende, que se aposenta após 12 anos no cargo.


Gustavo Bonini é o novo diretor de assuntos governamentais da Scania para a América Latina
Assume o cargo de diretor de assuntos governamentais da Scania para a América Latina o executivo Gustavo Bonini. Ele sucede Rogério Rezende, que após 12 anos no cargo decidiu se aposentar. 

Bonini está na empresa desde 1997, quando iniciou sua trajetória como estagiário na área de comércio exterior, passando por trainee em processos. Posteriormente, atuou na área de desenvolvimento de soluções de transporte, logística, importação e exortação no Brasil e na matriz Suécia. Em 2001, ficou na sede da montadora, em Södertälje, onde trabalhou no desenvolvimento de projetos, e de 2008 a 2010, como gerente da área.

Desde então, ao voltar ao Brasil, Bonini assumiu a coordenação da comissão de logística da Anfavea, a associação das montadoras no Brasil, posição que ocupou até 2016. 

Formado em Administração e Comércio Exterior pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), o executivo possui MBA em Administração e especialização em Metodologia de Ensino e Docência pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Fonte: www.automotivebusiness.com.br 

Mercedes-Benz lidera as vendas de caminhões médios no mês de outubro

13/11/2017


·         Transporte de bebidas, como o de cerveja, tem motivado as vendas nesse segmento

·         Transportadores já se preparam para o aumento de distribuição da bebida decorrente das demandas de verão

·         Marca liderou as vendas de médios, com 42,4% de participação no mercado brasileiro

·         Market share cresceu quase 28 pontos percentuais em relação ao mês de setembro

O verão somente chega ao Brasil no próximo dia 21 de dezembro, mas já aquece as vendas de caminhões Mercedes-Benz. Para atender o aumento de demanda por bebidas, como o de cerveja, os transportadores já começam a renovar e ampliar suas frotas visando a distribuição aos inúmeros pontos de venda por todo o País.  

“Verificamos essa tendência especialmente no segmento de médios, com o emplacamento de 132 caminhões em outubro, quase 67% do modelo Accelo 1316 6x2”, ressalta Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Do total comercializado no mês, destacam-se 55 unidades para a Ambev. Esses veículos irão rodar principalmente no Rio Grande do Sul, São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro”.

Com esse resultado, a marca liderou o segmento de médios no País em outubro. “Saltamos de 14,6% de participação de mercado em setembro para 42,4% em outubro”, informa Leoncini. “Ou seja, quase 28 pontos percentuais de crescimento, o que nos posiciona na liderança do mês com 8 pontos percentuais em relação ao segundo colocado”.

Accelo 1316 oferece mais produtividade e agilidade na distribuição urbana

No transporte de bebidas, o Accelo 1316 6x2 oferece capacidade para 6 pallets, otimizando a distribuição e o custo operacional. A manobrabilidade é um grande diferencial do caminhão, proporcionando agilidade nas manobras e maior produtividade no transporte. Esta vantagem é importantíssima na distribuição urbana, especialmente nas grandes cidades, onde o espaço é cada vez mais restrito.

Com 3º eixo de fábrica, o PBT do Accelo 1316 6x2 chega a 13.000 kg, com até 8.720 kg de carga útil com equipamento. Isso o torna adequado para as mais variadas aplicações, desde as tradicionais, como carroçarias aberta, carga seca e báu, siders e cargas frigorificadas, como novas soluções para o transporte, como bebidas, gás, combustíveis e plataforma auto-socorro.

No próximo ano, o Accelo 1316 será comercializado com cabina estendida, que garante mais espaço e conforto ao motorista e aos ocupantes, além do câmbio automatizado sem pedal de embreagem, que proporciona mais economia de combustível.

Liderança em caminhões no mercado brasileiro

A Mercedes-Benz lidera as vendas de caminhões no mercado brasileiro, no acumulado de janeiro a outubro. A marca comercializou 10.594 unidades, obtendo uma participação de 28,2% considerando todos os segmentos de caminhões, desde os leves e médios, até os semipesados e extrapesados.

Fonte: Assessoria de Imprensa

O jeito Poli-Filtro de fazer gestão

8/11/2017

Na contramão da crise econômica, a Poli-Filtro vivencia um momento de grande expansão. Nos últimos dois anos, a empresa inaugurou quatro filiais, ampliou sua linha de produtos, conquistou novos mercados e ainda lançou o seu novo website.
Mas, como a Poli-Filtro conseguiu resultados tão positivos em meio a um dos maiores momentos de retração do mercado brasileiro? A resposta para essa indagação está na estratégia adotada por Claudia Montesso para administrar a maior distribuidora de filtros do Brasil.

Filha de Airton Montesso e irmã do Sr. Aldenir, Claudia tem mostrado que traz a visão empreendedora em seu DNA. No comando da Poli-Filtro, a empresária traçou um planejamento estratégico para 2016 e 2017, voltado para o aumento da presença da distribuidora no Brasil. Como parte deste plano, no período, a Poli-Filtro inaugurou filiais em Manaus, Porto Alegre, Rio Verde e Itajaí, expandindo ainda mais a sua presença no mercado brasileiro. “Queremos estar onde o cliente estiver, fornecendo as melhores soluções de serviços e produtos de nosso portfólio”, afirma Djalma Baúte, gerente geral da empresa.




Gestão humanizada
Claudia se destaca em termos de empreendedorismo, mas é na administração do capital humano da empresa que mostra o seu grande diferencial. Desde que assumiu o comando da Poli-Filtro, a empresária tem desenvolvido uma série de ações que motivam, promove integração e capacitam os funcionários da empresa. “As mudanças implantadas pela Claudia deixaram as pessoas mais motivadas e participativas. Hoje, somos uma equipe e temos liberdade para sugerir melhorias” - revela Edmilson Jacob, da área de Recursos Humanos.
Entre as ações voltadas para os colaboradores implantadas por Claudia estão: politica de remuneração compatível com o mercado, palestras, orientação vocacional e profissional, auxílio faculdade, aumento do vale refeição, ajustes de salário, campanhas beneficentes, entre outras.




Além destas medidas, Claudia também transformou a Poli-Filtro em uma grande repartição aberta, retirando todos os departamentos da empresa. Essa atitude aumentou a energia e o engajamento da equipe. “As pessoas se sentiram mais assistidas e unidas. Atualmente, todos trabalham com o mesmo foco e os funcionários estão alinhados aos objetivos da empresa” - conta Djalma.
Mais do que a capacitação e união dos funcionários, a empresária tem mantido o foco na gestão de pessoas humanizadas. Claudia tem investido em eventos comemorativos para a integração dos colaboradores e, como resultado, conquistou funcionários mais unidos, motivados e empenhados no crescimento da Poli-Filtro. “A empresa mudou bastante. Mesmo com a crise financeira, hoje, temos comemorações como Dia das Mães, Dia dos Pais, que favorecem a união da equipe” - afirma Luciano Malinverni, supervisor de vendas da Poli-Filtro.
A qualidade de vida dos colaboradores é outro ponto que a empresária tem trabalhado em sua gestão. Claudia tem melhorado as condições de trabalho, enfatizando a importância dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e promovido ações voltadas para a atividade física como aulas de artes marciais e zumba. “Atualmente, a Poli-Filtro é mais focada na gestão de pessoas e melhorou bastante nas questões que envolvem o reconhecimento do funcionário. Hoje, o funcionário trabalha feliz e sem pressão ou cobrança. Com isso temos espaço para desempenhar o nosso papel” - comenta Nailton Bomfim dos Santos, da área de logística.



Marketing
Outro aspecto que a Poli-Filtro tem desenvolvido, nos últimos dois anos, é o seu posicionamento de Marketing. A empresa passou a contar com perfis institucionais nas redes sociais e lançou o seu novo website. “Atualmente, a Poli-Filtro conta com um marketing forte e isso tem contribuído para a sua presença no mercado” - avalia Nailton.
A inovação da página da empresa na internet também faz parte do planejamento estratégico da Poli-Filtro para 2016 e 2017. O novo site foi lançado em dezembro de 2016 e teve como destaque a criação da área de cotação on-line, na qual os usuários e consumidores podem solicitar o orçamento de qualquer item do portfólio da empresa. O Sistema de orçamento permite que as solicitações sejam realizadas tanto para clientes ativos como novos clientes, bastando para isto uma breve identificação.



Novos produtos
A gestão de Claudia é marcada ainda pela diversificação dos produtos distribuídos pela Poli-Filtro. A empresa iniciou o processo de distribuição de óleos lubrificantes para atender uma necessidade dos clientes e do mercado B2B e B2C.
A nova linha de produtos comercializados pela empresa é fabricado pela YPF, considerada a terceira maior petrolífera das Américas, e líder em exploração e produção de hidrocarbonetos na Argentina. Sendo a maior empresa na Argentina, com 40% de market share em lubrificantes, soma mais de 1500 postos de combustível e um faturamento de 17 bilhões de dólares ao ano. Sua planta de lubrificantes, em La Plata, é uma das mais modernas da América Latina, com excelência em qualidade e as certificações ISO 9001, 14001 e TS 16496.
A empresa começa a disponibilizar para o mercado uma linha completa de lubrificantes para carros de passeio e veículos pesados e extrapesado. “Fomos atrás de um dos maiores fabricantes do mundo, com produtos de qualidade e preço competitivo, e esta nova linha complementa, significativamente, nosso portfólio de produtos”, comenta Djalma.



Expansão
Com a equipe motivada, a diversificação dos produtos e o fortalecimento de seu Marketing, a Poli-Filtro tem ganhado cada vez mais força no mercado. Nos planos da empresa, está a cobertura de atendimento em nível nacional. Para alcançar esse objetivo, mesmo em meio à crise econômica do Brasil, a Poli-Filtro inaugurou nos últimos dois anos filiais nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sul do país “Não para por aí! ” - afirma Claudia Montesso.
A cidade de Manaus, no Estado do Amazonas, foi o município escolhido pela Poli-Filtro para instalar uma nova unidade de distribuição para linha de filtros automotivos leves e pesados. A escolha não foi por acaso. “A Poli-Filtro vem crescendo a cada ano e Manaus cresce a cada dia, devido a isto, resolvemos investir em um mercado que não está de mãos dadas com a crise nacional. As oportunidades de negócios no campo da filtragem absoluta e o consumo por filtros de melhor qualidade não estão de freio puxado, mas sim com toda força” - comenta Ziniel Pinheiro Pmentel, gerente de vendas da filial Manaus.
A região conta com um Distrito Industrial que contribui para a logística ser um dos pontos fortes no consumo de filtros e sistemas de filtragem. Além deste segmento, Manaus possui empresas de transportes fluvial e terrestre, construção civil, embarcações, geradoras de energia, transporte coletivo, indústrias de diversos segmentos onde se destacam as fábricas: Honda, Samsung, Piooner, Dafra, Ambev, Petrobras, entre outras.
“Com essa nova unidade estaremos presente em mais uma região do país que é o Norte dando sequência à nossa estratégia de cobertura nacional. Nossa missão é ser a melhor opção em fornecimento e soluções de filtragem no Brasil” - afirma Djalma.



Já, a região Sul ganhou duas novas unidades: uma em Porto Alegre e outra em Itajaí. A filial de Porto Alegre é destinada à venda e pronta entrega de diversos produtos que já fazem parte do portfólio da matriz em São Paulo e conta com a infraestrutura necessária para atender aos mais diversos segmentos de mercado e necessidades da região.
Itajaí sempre esteve nos planos estratégicos da Poli-Filtro devido à sua localização e o seu potencial industrial. “Pretendemos crescer na linha industrial, principalmente, nas indústrias no ramo têxtil, e fortalecermos nossa atuação na linha náutica, transportes e portuária nos quais visualizamos um ótimo crescimento a médio prazo” - revela Djalma.
No Centro-Oeste do país, a cidade escolhida para sediar uma segunda unidade da Poli-Filtro foi a região de Rio Verde, em Goiás. O local foi selecionado por meio de pesquisas de mercados e solicitações de clientes da empresa. Além disso, Rio Verde é a quarta cidade do Estado em PIB, e dispõe de consumidores exigentes devido ao crescente mercado agrícola. “Queremos estar onde nossos clientes estão, desenvolvendo nossa marca e dos nossos parceiros para que esse posicionamento nos permita ocupar uma posição competitiva, significativa e única nas mentes de nossos clientes” - finaliza Djalma.



Novos horizontes
Outra estratégia desenvolvida pela gestão atual da empresa foi a diversificação de produtos e serviços. Lançada em janeiro de 2017, a Poli-Filtro inaugurou sua primeira unidade da Perfil-Filtro  dedicada, exclusivamente, a manutenção e troca de óleo de veículos automotivos de passeio e utilitários. Desenhada e planejada para funcionar como sistema de franquias, a Perfil-Filtro já está em sua sexta inauguração, com unidades espalhadas em São Paulo e interior do estado.



História
A trajetória da família Montesso no mercado de filtros é antiga. Tudo começou na década de 50 com os irmãos Ceguarino, João e Júlio na IMAM – Indústria Mecânica Montesso. Em 1954, a mecânica fabricava componentes e acessórios para a Metaquil, que produzia filtros com a licença da marca Italiana Tecnoar. Nesta época, o Sr. Airton Montesso trabalhava na IMAM e começava a aprender sobre filtros.
Em 1981, Airton Montesso deixa a IMAM – que a essa altura não atendia mais a Metaquil e produzia filtros sozinha – e passa a atuar como autônomo para um pequeno distribuidor que não conhecia nada do mercado de filtros. Depois disso, passou por empresas como Filesp, Filtros Gross, Fepa e Inpec.



Em 1989, em uma conversa com Aldenir Montesso, seu filho, Airton teve a ideia de fundar a Poli-Filtro, com o objetivo de atuar com representação de marcas. “Num domingo, eu estava conversando com o Aldenir, comentei que eu precisava montar uma representação porque eu já tinha algumas representadas e comissões para receber e não podia mais continuar como autônomo, precisava constituir uma empresa, foi quando nós montamos a Poli-Filtro. O nome Poli é porque nós trabalhávamos com polímeros e optamos em usar o “Poli” mais o “Filtro”, e ficou Poli-Filtro” - lembrou o Sr. Airton, em uma entrevista concedida à Meio Filtrante em 2009.
No início, a Poli-Filtro contava com poucos colaboradores que compravam e vendiam para uma porção de empresas espalhadas pelo Brasil. Mas, logo a empresa começou a se expandir.
Hoje, com mais de três décadas no mercado, a Poli-Filtro é a maior distribuidora de filtros automotivos para equipamentos pesados do Brasil. Com aproximadamente 120 funcionários, a empresa tem se fortalecido e expandido cada vez mais a sua atuação no mercado.
Claudia Montesso traz em seu DNA o espírito inovador e empreendedor herdado de seu pai e de seu irmão. 


Poli-Filtro
Tel.: (11) 2188-5499

Fonte: Revista e Portal Meio Filtrante

AGENDA ABRAFILTROS 2016

Programe-se para as próximas reuniões da Abrafiltros

dez

15


jan

23


fev

22


mar

22


.........................................................


ASSOCIADOS

Conheça nossos associados