2/16/2023
Programa Descarte Consciente Abrafiltros reciclará mais de 3,4 milhões de filtros do óleo lubrificante automotivo em São Paulo neste ano
Com assinatura do novo Termo de Compromisso realizada em dezembro, programa tem novas metas e chega a 194 municípios em 2023.
O programa Descarte Consciente Abrafiltros, de logística reversa de filtros usados do óleo lubrificante automotivo, amplia metas de coleta e abrangência geográfica no Estado de São Paulo, com a assinatura do Termo de Compromisso realizada em dezembro de 2022, com a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, CETESB e a Abrafiltros.
“Desde 2012, ano em que foi implantado no estado, o programa vem ganhando a adesão de novas empresas, em função de legislações ambientais mais rígidas. E graças ao empenho e trabalho realizado pela Abrafiltros, empresas de coleta e associados, temos cumprido todas as metas estipuladas pelos órgãos ambientais”, afirma João Moura, presidente da Abrafiltros - Associação Brasileira das Empresas de Filtros Automotivos, Industriais e para Estações de Tratamento de Água, Efluentes e Reúso, ressaltando que a Abrafiltros – que atua como entidade gestora do sistema para que as associadas possam cumprir as legislações ambientais – desenvolve extenso trabalho de comunicação para conscientizar o setor sobre a importância da participação das empresas detentoras de marcas próprias, pois além da questão da proteção ao meio ambiente, o não cumprimento da legislação ambiental pode gerar multas elevadas.
Conforme o novo Termo de Compromisso, as empresas participantes do programa Descarte Consciente Abrafiltros deverão reciclar em 2023, 30% dos filtros de óleo lubrificante automotivo colocados no mercado no ano anterior, coletados em 2.576 pontos, em 194 municípios. Em 2024, o percentual sobe para 32%, contabilizando 2.732 pontos de coleta, em 220 municípios; e, em 2025, 34%, em 2.903 pontos de coleta, em 246 cidades. Em 2022, o programa também cumpriu as metas de 28%, 168 municípios e 2.409 pontos de coleta. O Termo de Compromisso tem validade de quatro anos, até 2026, quando novas metas serão negociadas.
“O objetivo é aumentar gradativamente, a coleta e a reciclagem dos filtros usados de óleo lubrificante automotivo já que o processo é complexo, envolve diversos aspectos e elevado volume de recursos, sendo totalmente custeado pelas empresas participantes”, comenta Marco Antonio Simon, gestor de projetos e coordenador do Programa Descarte Consciente Abrafiltros.
Conforme Simon, o filtro do óleo lubrificante automotivo após o uso é considerado resíduo perigoso Classe I, devido à presença residual do OLUC – óleo lubrificante usado contaminado. Por isso, demanda empresas especializadas, armazenamento, transporte em caminhões especiais e processamento adequados a este tipo de produto. Não há também retorno direto para cadeia produtiva.
No processo de reciclagem, as siderúrgicas recebem o metal; o óleo contaminado vai para rerrefino; e os demais componentes para coprocessamento em cimenteiras, processo que também é custoso.
De julho de 2012 até janeiro de 2023, já foram reciclados 20,3 milhões de filtros usados de óleo lubrificante automotivo somente no estado de São Paulo. O programa também está implantado no Paraná, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul, estados que regulamentaram a logística reversa dos filtros usados do óleo lubrificante automotivo, e no total, já reciclou mais de 31,2 milhões de filtros.
Atualmente, participam do programa 27 empresas associadas: AGCO do Brasil Soluções Agrícolas Ltda; Agritech-Lavrale Indústria de Maquinário Agrícola e Componentes Ltda; Borgwarner Indústria e Comércio Brasil Ltda; CNH Industrial Brasil ltda.; Cummins Filtration do Brasil; Donaldson do Brasil Equipamentos Industriais Ltda.; Ford Motor Company Brasil Ltda.; FPT Industrial Brasil Ltda.; General Motors do Brasil Ltda.; Hengst Indústria de Filtros Ltda.; John Deere Brasil Ltda.; Magneti Marelli Cofap Fabricadora de Peças Ltda.; Mahle Metal Leve S.A.; Mann+Hummel do Brasil Ltda./Filtros Wix; Mercedes-Benz do Brasil; MWM Motores e Geradores; ON-HIGHWAY Brasil Ltda.; Parker Hannifin Indústria e Comércio Ltda. – Divisão Filtros; Renault do Brasil Comércio e Participações Ltda.; Rheinmetall Automotive – Motorservice Brazil; Robert Bosch Ltda.; Scania Latin América Ltda; Sofape Fabricante de Filtros Ltda./Tecfil; Sogefi Filtration do Brasil Ltda./Filtros Fram; UFI Filters Brasil; Volkswagen do Brasil Ltda.; e Wega Motors Ltda..
“A fiscalização pela CETESB tem aumentado e mais empresas devem aderir ao sistema neste ano. O programa Descarte Consciente Abrafiltros é amplamente reconhecido pelos órgão ambientais, e proporciona o melhor custo-benefício para que as empresas detentoras de marca própria possam garantir o cumprimento da legislação”, finaliza Simon.
Informações e vídeo institucional do programa: www.abrafiltros.org.br
Sobre a Abrafiltros:
Criada em 2006, a ABRAFILTROS – Associação Brasileira das Empresas de Filtros Automotivos, Industriais e para Estações de Tratamento de Água, Efluentes e Reúso – tem a missão de promover a integração entre as empresas de filtros e sistemas de filtração para os segmentos automotivo, industrial e tratamento de água, efluentes e reúso, representando e defendendo de forma ética os interesses comuns e consensuais dos associados.
Mais informações:
Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
www.versoassessoriadeimprensa.com.br