5/27/2024
DBD Laffi Filtration celebra 35 anos de história
Trajetória da indústria, que, hoje, conta com cinco unidades de negócios, foi marcada por muito trabalho, união, dedicação e investimentos para o desenvolvimento e melhoria contínua dos processos da empresa.
União, respeito, confiança, parceria, comprometimento e muito trabalho. Estas são as palavras-chave que ajudaram a Laffi Filtration – DBD Filtros, empresa familiar, fundada em 1989, a celebrar 35 anos com sucesso, segundo os sócios-diretores e irmãos João Moura e André Moura. “Temos uma sinergia muito grande, entendemos muito bem um ao outro, e há muita confiança um no outro. Este é o segredo, dar espaço para cada um exercer o seu papel”, comentou João, no sétimo episódio do “Conversa com o Associado”, programa transmitido pelo YouTube da Abrafiltros, que possui patrocínio do Grupo Supply Service.
André acrescentou que o comprometimento também foi fundamental para a trajetória da empresa. “Quanto mais você se compromete, mais sucesso você vai ter”, ressaltou. Citou a importância da ética e da empatia com os clientes e funcionários. “É uma parceria e um casamento, há situações complicadas e dificuldades às vezes, mas sempre superamos. É a educação e união que sempre tivemos na família que fazem com que a empresa perdure”, disse.
Hoje, a Laffi Filtration – DBD Filtros está instalada numa área fabril de 4 mil m² em Mauá, e conta com cinco unidades de negócios: Filtração de processos, que compreende filtros cartucho, bolsa, separador centrífugo, cesto, para água, uma linha ampla, com produtos vasos filtrantes, fabricados de acordo com a NR 13; Water, que abrange o tratamento de água - sistemas abrandadores, desmineralizadores, osmose reversa, nanofiltração e ultrafiltração; E-Coat, que envolve sistemas de ultrafiltração para pintura; Parts, que conta com elementos bolsas filtrantes, cartuchos, elementos filtrantes metálicos, membranas de osmose e ultrafiltração e a unidade de Serviços, onde há uma equipe que vai até a empresa para sanar dificuldades nas áreas de instalação, substituição de meio ou elemento filtrante, engenharia e projetos, reformas e análises de falhas, entre outros.
No entanto, bem antes destas unidades negócios, tudo começou quando João começou a pesquisar o mercado em 1978, e fez uma pesquisa para uma companhia de borracha da Freudenberg para fornecer borracha e vedações para filtros, e, assim, teve contato com profissionais do setor de filtração, e, depois, foi para a Donaldson, quando o filtro automotivo da linha pesada entrou de fato na vida dele.
Em 1989, montou o escritório de representação comercial de filtros automotivos da marca Donaldson, em Santo André. Depois, convidou o irmão André, que era da área técnica, formado em engenharia, para trabalhar com filtros para máquinas operatrizes. “Logo quando ingressei na empresa, para brindar, o Collor confiscou a poupança e tivemos de enfrentar as dificuldades empresariais e eu fui aprendendo a área administrativa”, disse.
Após algum tempo atuando com filtros automotivos, a DBD que já atuava com filtros automotivos da Parker-Irlemp, passou a ser representante também de filtros industriais da marca. “Depois nos voltamos totalmente para filtros industriais”, enfatizou.
Segundo André, o consumo de filtros automotivos já era absurdo, na época, o giro era muito grande. “Vendíamos para construtoras, empresas de ônibus, construção pesada, e quando você participava de uma cotação precisa ter estoque para entrega imediata, e, consequentemente, muito dinheiro parado no estoque, senão você acabava perdendo a venda pela demora na entrega”, afirmou. As distribuidoras eram muito grandes, com estrutura fortíssima, muitos vendedores. Já o mercado industrial era mais específico, técnico, e possuía menor concorrência. “Acabamos ficando só com a parte industrial, porque no mercado automotivo as dificuldades eram grandes devido à alta concorrência”, acrescentou João.
As inovações chegaram também ao nome da empresa - DBD estava relacionado com Donaldson do Brasil Distribuidora. Próximo aos anos 2000, quando a empresa iniciou a montagem de sistemas usando filtros industriais, João criou outro nome – Laffi. “João sempre foi muito criativo em marketing, eu sempre mais técnico”, comentou André.
João explicou que homenageou os pais quando criou Laffi. “Meu pai chamava Lázaro - LA, minha mãe era Josefa, mas todos chamavam de Fina – F, e FI, de filhos. Foi uma homenagem aos nossos pais, fundamentais na nossa educação e exemplo. Assim criamos a indústria em 2003”, disse. Nesta época, as duas empresas foram fundidas e se tornou a Laffi Filtration – DBD Filtros, quando a nova família de produtos começou a ser desenvolvida com o nome Laffi, com especificações técnicas e com datasheet de todos os equipamentos. “Hoje, temos uma linha bastante extensa de filtros industriais tanto para líquidos, quanto para gases. Hoje, vendemos praticamente para todo o Brasil, fazemos algumas vendas para o mercado na América do Sul, mas não focamos a exportação”, disse André, ressaltando: “Como a empresa atuou bastante tempo com diversas marcas enquanto representantes e distribuidores, fizemos muitos treinamentos técnicos, fundamental no negócio para desenvolvermos produtos e solucionar problemas nos clientes. Estamos sempre prontos a solucionar eventuais dificuldades e tudo nos ensina cada vez mais. É a história da melhoria continua, toda vez queremos fazer algo melhor e isto vai ao encontro do sucesso e reconhecimento do mercado”.
Sobre o mercado, João ressaltou que é muito dinâmico. “Se você não aproveita as oportunidades você fica para trás”, afirmou. Disse ser importante acompanhar tendências, momentos e situações e saber tomar as decisões adequadas e na hora certa. “Empresa é como uma criança, precisa de atenção, cuidados e investimentos. Como um filho, o cuidado deve ser constante, nunca acaba, e você vai ser pai enquanto viver. O bom é que você deixa a um filho, o aprendizado, a continuidade, os exemplos. Não existe milagre. É trabalho, honestidade, comprometimento e estar sempre ligado na dinâmica dos mercados, pois é ele que faz você girar. Só assim que se constrói uma Nação”, disse.
André destacou o papel da tecnologia, que o mundo é muito mais fácil, com o celular, internet e tantas outras possiblidades, como a inteligência artificial. “Somos do tempo que pedíamos para a telefonista fazer a ligação. Mas, o empenho no trabalho continua o mesmo. Vamos absorvendo as novidades e vendo o que pode ser melhorado”, afirmou.
O papel da Abrafiltros para o setor – Segundo André, é muito importante que o grupo de fabricantes do setor de filtração se junte, se organize e debata os problemas. Idealizada pelo João e tendo a empresa DBD como membro-fundadora, a Abrafiltros, tem feito um bom trabalho, com a participação das fabricantes associadas. “Não tenho estado no dia a dia da Abrafiltros, mas tenho o privilégio de ter como sócio o presidente-executivo da associação. Vejo que o número de associados cresceu e são empresas grandes e de referência, mas que necessitam do apoio e da orientação para balizar algumas ações, como a logística reversa de filtros usados do óleo lubrificante automotivo, e seus planejamentos. A Abrafiltros, como a grande maioria das associações, sempre traz benefícios”, concluiu.
Para conferir na íntegra o episódio do "Conversa com o Associado", basta acessar o link: https://www.youtube.com/watch?v=9U3NITs41NY&t=1859s.
Mais informações: https://www.laffi.com.br/
Sobre a Abrafiltros:
Criada em 2006, a Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros Automotivos, Industriais e para Estações de Tratamento de Água, Efluentes e Reúso – tem a missão de promover a integração entre as empresas de filtros e sistemas de filtração para os segmentos automotivo, industrial, tratamento de água, efluentes e reúso, representando e defendendo de forma ética os interesses comuns e consensuais dos associados.
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Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
Jornalista responsável – Majô Gonçalves – MTB 24.475
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