NOTÍCIAS



10/11/2016

Termo de Compromisso do Programa Descarte Consciente Abrafiltros é renovado no Paraná




Termo de Compromisso do Programa Descarte Consciente Abrafiltros é renovado no Paraná

Aditamento estabelece metas de coleta de filtros usados de óleo lubrificante automotivo no Paraná de 2016 a 2019, conforme Termo de Compromisso assinado entre a Abrafiltros, a Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Paraná e Instituto Ambiental do Paraná – IAP.

A Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas Automotivos e Industriais renovou o Termo de Compromisso do Programa de Descarte Consciente no Paraná, estabelecendo, assim, as novas metas da reciclagem de filtros usados de óleo lubrificante automotivo para o período de 2016 a 2019. O Aditamento foi assinado por João Moura, presidente da Abrafiltros; Paulino Heitor Mexia, na ocasião Secretário Interino de Meio Ambiente do Estado do Paraná; e Luiz Tarcisio Mossato Pinto, Diretor-Presidente do Instituto Ambiental do Paraná – IAP.

“O programa está em curso desde 2013 e para este ano, a meta é coletar e reciclar no mínimo 227.200 kg de filtros usados de óleo lubrificante, em 30 municípios”, explica João Moura, presidente da Abrafiltros. “O resultado só foi possível pelo diálogo entre as partes que integram o programa e especialmente a Coordenadoria de Resíduos Sólidos, assim como o trabalho de coleta, processamento e destinação final ambientalmente adequada que tem sido realizado pela Geoquímica, empresa do Grupo Supply Service, no Paraná".
O programa tem crescimento gradativo para que as empresas envolvidas possam se preparar para atendar as metas, sendo que até 2019, deverão ser reciclados 22% dos filtros comercializados no Estado, totalizando mais de 2,6 milhões de filtros reciclados de 2016 a 2019.

“Mesmo com as turbulências na política e economia brasileiras, temos buscado avançar em relação à coleta e reciclagem. Assim, desde o início do programa em 2013 até 2019, teremos reciclado mais de 3,7 milhões de filtros somente no Paraná, devido ao empenho das empresas participantes do programa, um número bastante significativo”, comenta Marco Antônio Simon, Gestor de Projetos da Abrafiltros. 

Segundo Moura, para o futuro, com o apoio dos órgãos governamentais, é necessário ampliar a conscientização das empresas para o cumprimento da legislação de logística reversa por todos os envolvidos -  fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, visando o crescimento contínuo em benefício ao meio ambiente.  
    
No total, 15 empresas participam do programa: Cummins Filtration do Brasil; Donaldson do Brasil Equipamentos Industriais Ltda.; General Motors do Brasil Ltda.; Hengst Indústria de Filtros Ltda.; KSPG Automotive Brazil Ltda. – Divisão Motor Service Brazil; Magneti Marelli Cofap Fabricadora de Peças Ltda.; Mahle Metal Leve S.A.; Mann+Hummel do Brasil Ltda./ Filtros Wix; Parker Hannifin Indústria e Comércio Ltda. - Divisão Filtros; Poli Filtro Indústria e Comércio de Peças para Autos Ltda.; Robert Bosch Ltda.; Scania Latin America Ltda; Sofape Fabricante de Filtros Ltda./Tecfil; Sogefi Filtration do Brasil Ltda./Filtros Fram; e Wega Motors Ltda. 

O programa Descarte Consciente Abrafiltros foi iniciado em 2012, em São Paulo, para atender a Resolução SMA 038/2011 que estabeleceu a implantação de logística reversa dos filtros de óleo lubrificante automotivo no Estado, entre outros produtos. Atualmente, além do Paraná e São Paulo, Espírito Santo também possui resolução nos mesmos moldes, onde o programa também está em vigor desde 2015. 

De 2012 até setembro de 2016, com as coletas de São Paulo, Paraná e Espírito Santo, foram reciclados 6.266.106 filtros usados de óleo lubrificante automotivo.

Fonte: Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa


associados