NOTÍCIAS



10/27/2021

Seminário traz panorama do setor de filtros residenciais



Evento promovido pela Abrafiltros mostra como a preocupação com a saúde tem mudado a percepção dos consumidores sobre a eficiência de purificadores de ar e de água.

A Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais, promoveu em 19 de outubro o 1° Seminário Brasileiro de Filtros. De forma virtual e gratuita, o evento abordou temas ligados à aplicação dos filtros nos segmentos industrial, tratamento de água, efluentes e reúso, residencial e automotivo, com o objetivo de promover a troca de experiências entre os profissionais do setor e estimular a geração de valor em toda a cadeia.

A pandemia trouxe novas preocupações e hábitos para os consumidores do mundo inteiro. A qualidade da água e do ar consumidos, por exemplo, está ainda mais presente nas preferências das pessoas e a escolha de produtos que proporcionam uma entrega positiva, marcou parte das apresentações dos palestrantes, que enfatizaram o papel dos filtros nesse processo e da necessidade de profissionalização do setor para atender a demanda do mercado.

A convite da Abrafiltros, Alisson Costa da Silva, da Whirlpool e vice-presidente da ABRAFIPA (Associação Brasileira das Empresas de Filtros, Purificadores, Bebedouros e Equipamentos para Tratamento de Água) deu início à programação da tarde do Seminário, no dia 19 de outubro, com o tema “O Setor de Filtros Residenciais e seus Aspectos Técnicos”. Durante a palestra, descreveu a evolução da regulamentação dos equipamentos filtrantes de água até a Portaria nº 344 do Inmetro, de julho de 2014 que aprova o Regulamento para Qualidade da Água para o consumo Humanos.

Alisson apresentou o Selo de Qualidade ABRAFIPA que atesta a qualidade dos itens de reposição. “A proposta é garantir para o consumidor a performance do aparelho, a melhoria da água, a eficiência energética e a segurança, além da vida útil de todo o sistema”, explica. Para isso são aplicados testes em laboratórios creditados pelo Inmetro, de acordo com normas e procedimentos aprovados por OAC (Organismo de Avaliação de Conformidade).  

Marcus Vinicius C. Martino, da Everest Refrigeração e diretor de comunicação da ABRAFIPA, deu continuidade à apresentação de Alisson, reforçando a importância de normas e fiscalização na melhoria da imagem do setor de filtragem residencial junto ao consumidor final. Segundo ele, esse é o principal desafio a ser enfrentado pelo setor. 

Com a pandemia, as pessoas ficaram mais tempo em casa, valorizando a qualidade da água consumida. “O mercado é bastante atrativo. Esperamos um crescimento de 20% em 2022. Para isso, precisamos melhorar a qualidade da percepção do nosso setor. Com a fiscalização e a criação de políticas mais rígidas e proativas para os consumidores e o apoio de todos os fabricantes, acredito que conseguiremos gerar mais valor e mais oportunidades para o setor”. 

O aumento na demanda impulsiona ainda mais a padronização de normas de qualidade no setor. O Selo de Qualidade ABRAFIPA é uma ferramenta importante para as empresas construírem uma imagem positiva junto ao consumidor final, que precisa ser orientado da importância de uma reposição bem feita. “O desafio é agregar valor ao filtro de água, um item de saúde, essencial para qualquer residência.”

Com mais de 50 anos, o mercado de filtros residenciais engloba 185 empresas, sendo 163 brasileiras. Dessas 80% fazem parte da ABRAFIPA. “Outro desafio é ampliar essa participação, a fim de ampliar nossa representatividade perante as instituições públicas, criando mais oportunidades para os associados”, completa Martino.

O executivo reforçou que o melhor caminho para o setor superar esses desafios é aumentar a capilaridade do segmento, potencializando o trabalho de revendedores e distribuidores espalhados pelo Brasil.

O primeiro dia do Seminário terminou com um debate, mediado por Alexandre Augusto Domingues, da Ulfer e presidente da ABRAFIPA. Nele, participantes compartilharam impressões sobre os temas discutidos durante as palestras e reforçaram a importância da normatização para o fortalecimento do setor de filtros residenciais. 

Sobre a Abrafiltros:
Criada em 2006, a Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais – tem a missão de promover a integração entre as empresas de filtros e sistemas de filtração para os segmentos automotivo, industrial e tratamento de água e efluentes – ETA e ETE, representando e defendendo de forma ética os interesses comuns e consensuais dos associados.

Mais informações:
Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
www.versoassessoriadeimprensa.com.br

associados